segunda-feira, junho 3Notícias que importam
Shadow

Colégios Militares participam de Conferência Modelo ONU da Ivy League

 Entre os dias 25 e 28 de janeiro, o Sistema Colégio Militar do Brasil será representado por 14 alunos na 40ª edição da Conferência Modelo das Nações Unidas da Ivy League (ILMUNC), que ocorre na Filadélfia, estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

A ILMUNC é uma importante conferência Modelo da ONU para escolas de Ensino Médio, organizada por estudantes da Universidade da Pensilvânia. A iniciativa se esforça para criar uma atmosfera educacional que permite que todos os participantes tenham uma compreensão mais abrangente dos assuntos internacionais. O objetivo do evento é garantir que um delegado iniciante ou veterano saia com um conhecimento aprimorado sobre a comunidade global.

Em atividade semelhante no ano passado, na Harvard Model United Nations (HMUN), o Sistema Colégio Militar do Brasil foi premiado com o segundo lugar geral na avaliação das redações apresentadas e, ainda, com Menção Oral no Comitê da Organização Mundial do Comércio. Na ocasião, a aluna Izabela Pacheco (CMBH) ganhou certificado de Outstanding Essay e a aluna Carolina Berlasque (CMM) conquistou a Diplomatic Commendation – WTO.

Preparação para a ILMUNC
Antes de embarcarem para os Estados Unidos, os alunos passam por uma fase de preparação no Brasil, que acontece nos dias 19 e 20 de janeiro, no Colégio Militar de Brasília.

Foram selecionados para a ILMUNC 2024 os alunos que se destacaram durante as atividades da Mundo CM, do 6° Desafio Global do Conhecimento, além daqueles que obtiveram excelentes performances nas diversas simulações de organismos internacionais durante todo o ano de 2023, com notável domínio da língua inglesa.

A expectativa dos participantes
“É um prazer imenso participar dessa missão, que nos trará não só imensas responsabilidades e desafios, como também experiências ímpares de crescimento emocional, pessoal e acadêmico”, Aluna Wambier (CMB).

“Os ânimos para a conferência no começo do ano são máximos. Mal posso esperar para adentrar meu comitê e iniciar os debates. Sinto como se fosse minha primeira vez simulando novamente. Além de receber aulas de preparação para simulações internacionais, procuro treinar com conferências americanas, bem como treinar a oratória em inglês. Além disso, também estou estudando o tema, para negociar, debater e escrever muito bem sobre ele”, Aluno Davi Moura (CMF).

Quem é e o que faz um delegado nas Simulações?
Nos Modelos das Nações Unidas, os delegados são o centro das atenções. São eles quem formulam as principais decisões. Cada delegado representa um país, mantendo-se fiel a sua política externa e a seus interesses geopolíticos em torno do assunto debatido, criando embates como os que acompanhamos nos organismos internacionais atuais.

As responsabilidades dessa importante função são as mais diversas, como discursar expondo soluções e argumentos, produzir documentos durante a simulação e consultar com os demais delegados para que concessões sejam feitas e para que haja uma resolução favorável a todos no final da sessão.

A palavra delegado significa “enviado, confiado”, sendo que mais especificamente nas Nações Unidas, o delegado é o representante de uma nação, apontado pelo governo do país para tomar decisões em órgãos internacionais.

Os delegados são plenipotenciários, significando que qualquer tomada de decisão de sua parte é considerada uma ação ou posicionamento do país que ele representa, dando ainda mais importância para o jogo das Relações Internacionais desenvolvido tanto na ONU quanto nas simulações.

Torneio de redação, trabalho não escrito e competição TikTok
Além de realizar a tradicional simulação da ONU, a ILMUNC sedia outras duas competições, sendo uma delas um torneio de redação ou trabalho não escrito com prazo antes da Conferência.

Na primeira categoria, os participantes podem dissertar sobre duas propostas. Uma das propostas gira em torno da questão “Por que simulações da ONU?”, que leva o participante a explicar o seu interesse por relações internacionais e por problemas globais e a sua participação para atuar nos Modelos de Nações Unidas.

Os alunos do SCMB também poderão optar por escrever um texto com teor de argumentativo e de pesquisa, defendendo o poder de veto de um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (China, Estados Unidas, França, Reino Unido e Rússia) sob a perspectiva da nação escolhida. Ainda há a opção de submeter um trabalho não escrito, podendo ser uma obra de arte de qualquer “estilo, meio e tamanho”, no formato fotografia ou vídeo.

Finalmente, há um Concurso de TikTok, em que os alunos deverão gravar um vídeo curto durante os dias da Conferência e postar na popular rede social com a hashtag #ILMUNCXL. Os curtas poderão captar a energia, camaradagem, contatos e experiências únicas da ILMUNC com originalidade, por meio de um roteiro engraçado, uma expressão sentimental do evento ou exposição da experiência como delegado, entre outros. Os envios serão julgados com base na criatividade, respeito às exigências e representação geral das simulações da ONU e da ILMUNC.

Os vencedores serão anunciados durante a Conferência e receberão várias premiações.

Fonte: Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (EB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *