segunda-feira, junho 3Notícias que importam
Shadow

Almirante Silva Lima toma posse como Chefe do Estado-Maior da Armada

Em uma cerimônia realizada no Clube Naval de Brasília, o Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes assumiu, nesta terça-feira, o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA). A transmissão oficial do cargo foi presidida pelo Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e contou com a presença de autoridades, embaixadores, ex-Comandantes da MB, secretários do Governo, ministros do Superior Tribunal Militar, Oficiais Generais das três Forças, parlamentares e membros da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR).

O Almirante Silva Lima sucede o Almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, que esteve à frente do cargo desde 21 de dezembro de 2022. O Estado-Maior da Armada (EMA) desempenha um papel crucial como Órgão de Direção-Geral da Força Naval, assessorando o Comandante da Marinha na condução do comando da MB.

Em sua Ordem do Dia de Assunção de Cargo, o Almirante Silva Lima ressaltou a importância de regulamentar e proteger a riqueza do mar, expressa em suas diversas formas que compõem a Amazônia Azul. Ele destacou que, diante de desafios como ameaças em um contexto de guerra híbrida, é essencial manter uma preparação constante do pessoal e do material da Marinha.

O novo Chefe do Estado-Maior da Armada expressou seu compromisso em auxiliar a Marinha a se tornar uma força moderna, preparada e motivada, com alto grau de independência tecnológica. Além disso, ele ressaltou a necessidade de sensibilizar formadores de opinião e tomadores de decisão sobre a importância de uma dotação orçamentária regular, compatível com a estatura e responsabilidade do país.

blank

Durante a cerimônia, o Almirante Cunha, agora ex-CEMA, agradeceu e se despediu, destacando seu sentimento de dever cumprido após mais de 46 anos dedicados exclusivamente à Marinha do Brasil. Ele enfatizou a invicta Marinha de Tamandaré como a força que permitiu a indivíduos de todos os estratos sociais alcançarem seus sonhos, por meio de abnegação e dedicação ao serviço naval.

 

O Comandante da Marinha, Almirante Olsen, dirigiu palavras de estima ao Almirante Silva Lima, expressando sua satisfação em tê-lo como Chefe do EMA. “Patente em que seus caros e distintos atributos anunciam o prognóstico de uma navegação venturosa, e profuso êxito no desempenho de honroso cargo. Boas águas!”, desejou o Comandante da MB.

 

com informações da Marinha do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *