quarta-feira, junho 5Notícias que importam
Shadow

Turquia avalia aquisição de fragatas Type 23 britânicas

Apesar dos rumores sobre a aquisição de fragatas Type 23 pela Turquia, o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, realizou declarações sobre as alegações de que a Turquia irá incorporar em sua esquadra fragatas da classe Type 23 oriundas da Royal Navy.

Segundo a declaração do Ministro Akar sobre a hipotética aquisição, “Não há nada concreto e definitivo. São mantidas relações bilaterais com o Ministro da Defesa britânico, Sr. Wallace, no âmbito da OTAN.”

blank

Os boatos que tem ganhado as redes sociais, falam que a Turquia adquiriu fragatas Type 23 da Royal Navy. No entanto, de acordo com as informações obtidas pelos canais oficiais de ambos governos, a Turquia está examinando as fragatas Type 23, mas ainda não foi assinado qualquer acordo sobre a transferência destes navios a Marinha da Turquia.

blank

Outros países também demonstraram interesse na aquisição das fragatas britânicas, principalmente se considerando a escassez de navios do tipo disponíveis no mercado, e o fato de diversos navios da classe terem sido submetidos a um extenso processo de modernização.

A Type 23 é uma fragata que cobriria adequadamente a lacuna que aumenta a cada dia na Marinha do Brasil, sendo um paliativo até que sejam entregues as quatro primeiras fragatas da Classe Tamandaré, e  haja recursos suficientes para obtenção por construção de um número maior destas pela Marinha do Brasil, a qual enfrenta um avançado estágio de obsolescência dos meios de escolta, já tendo retirado de serviço diversos meios, entre corvetas e fragatas, sem que houvesse incorporado meios substitutos.

blank

Existem 12 fragatas Type 23 no inventário da Royal Navy e elas estão sendo gradativamente descomissionadas.

Características das fragatas Type 23

Comprimento: 133 metros

Largura: 16,1 metros

Calado: 7,3 metros

sistema de geração de energia CODLAG

Propulsão por motores e turbina

Velocidade: 28 nós

Alcance: 14.000 km

sistemas de armas

1 Canhão de proa de 114 mm da BAE Systems

32 Lançadores GWS-35 do Sistema de Lançamento Vertical (VLS) Mísseis de defesa aérea Sea Captor (25 km)

8 Mísseis anti-navio Harpoon

4 Torpedos leves Sting Ray

2 Canhões DS-30 de 30 mm

1 Wildcat ou Merlin

Observação:

O COC e arquitetura dos sistemas é similar a encontrada a bordo do NAM Atlântico (Ex-HMS Ocean).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *