segunda-feira, maio 27Notícias que importam
Shadow

Submarino português NRp Arpão visitará o Rio de Janeiro

A Marinha do Brasil autorizou a visita do Submarino NRp Arpão, da Marinha Portuguesa, o qual tem previsão de permanência no porto do Rio de Janeiro no período de 7 a 12 de maio.

Após a visita de meios de superfície iranianos e norte americanos, agora é a vez do submarino português visitar a “Cidade Maravilhosa”. A visita de navios de outras marinhas a portos brasileiros é algo comum, e faz parte da política externa e interação entre a Marinha do Brasil e outras marinhas.

O NRP Arpão é um submarino da Classe “Tridente”, de propulsão diesel-elétrica incorporado a Marinha Portuguesa em 2011. O submarino foi desenvolvido através de uma parceria entre a alemã HDW (Howaldtswerke-Deutsche Werft) e o consórcio luso-alemão EMEPC.

O submarino português possui uma tripulação composta por 33 submarinistas, medindo 67,9 metros de comprimento, diâmetro do casco (Boca) de 6,3 metros e uma altura de 13 metros. O submarino desloca cerca de 2.020 toneladas submerso e 1.842 toneladas à superfície, atingindo uma velocidade máxima de 10 nós navegando na superfície e o dobro quando submerso.

O NRP Arpão está otimizado para operar em espaços oceânicos profundos bem como em zonas litorais de pouca profundidade, possui grande capacidade de manobra. É um submarino indicado para patrulha oceânica, antissubmarina e antisuperfície, vigilância de Zona Econômica Exclusiva e inteligência. O submarino lusitano conta com moderno sistema de armas e sensores, capaz de empregar torpedos, minas e mísseis de cruzeiro, sendo um dos mais modernos meios da Marinha Portuguesa.

Por Angelo Nicolaci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *