
O sistema de morteiros de 120mm, apresenta uma configuração simples que permite ser operado por apenas dois militares, garantindo uma resposta rápida e maior capacidade de sobrevivência no moderno campo de batalha, além de ser facilmente transportado por meios aéreos ou marítimos. Esta sem sombra de dúvidas é uma opção interessante para emprego em forças de caráter expedicionário que exigem mobilidade, precisão e poder de fogo.
O SLING apresenta um sistema de posicionamento automático preciso e permite um azimute de disparo de 220° (±110), com um sistema de controle de tiro integrado que oferece precisão INS melhor que 1 mil. O sistema de morteiros é apoiado no solo em posição de tiro, assim a força do recuo do disparo são transmitidas ao solo para evitar a transmissão ao veículo.
Capaz de oferecer um poder de fogo massivo com alcance de tiro de até 7 km (com munição padrão – M933 ou equivalente). O sistema de morteiros é adequado para uso com todos os tipos de munição de cano liso de 120 mm.
Dentro do espectro de operações expedicionárias e caráter de projeção anfíbia, é uma interessante solução que se encaixaria muito bem a Força de Fuzileiros da Esquadra, garantindo capacidade de apoio de fogo com alto índice de precisão e mobilidade.