segunda-feira, junho 3Notícias que importam
Shadow

SIATT, vence concorrência para apoiar projeto ‘Amazonia Azul’

A especialista brasileira em sistemas de alta tecnologia, SIATT, da qual o Grupo EDGE detém quase 50% das ações, venceu a concorrência para um projeto-piloto estrategicamente importante cujo objetivo é fornecer tecnologia de comunicação segura para a vigilância e proteção de toda a infraestrutura costeira do Brasil.

O projeto, conhecido como ‘Sistema de Gerenciamento da Amazonia Azul’ (Sisgaaz), desempenhará um papel crucial no apoio ao programa brasileiro de proteção marítima ‘Amazonia Azul’, considerado um dos mais importantes no país.

O SisGAAz será um componente integral do ‘Sistema de Gerenciamento da Amazonia Azul’, que visa continuamente monitorar e proteger todas as áreas marítimas de interesse e águas interiores, incluindo recursos marinhos vivos, portos, embarcações e infraestrutura marítima. Isso garantirá a proteção contra ameaças e desastres ambientais e o apoio em caso de emergências, possíveis hostilidades, pirataria ou contrabando ilegal, aumentando assim a segurança nacional e o desenvolvimento.

O apoio da EDGE com relação ao SisGAAz foi fundamental para que a SIATT fosse selecionada dentre algumas das maiores empresas do mundo, que também concorreram ao projeto. Ambas as empresas trabalharão juntas para o desenvolvimento contínuo e conjunto e para a transferência de conhecimento nas áreas de inteligência artificial, fusão de dados, tecnologia de radar costeiro e sistemas autônomos aéreos, terrestres e marítimos. Os parceiros também colaborarão na construção de um laboratório de integração, centro de treinamento em comunicações e um centro de simulação. A primeira torre de comunicações será instalada em Arraial do Cabo, a leste do Rio de Janeiro.

Rogerio Salvador, CEO e um dos fundadores da SIATT, acrescentou: “Este é um grande avanço para a SIATT e nossos parceiros da EDGE e da Marinha do Brasil. Estamos muito orgulhosos desse voto de confiança em nossa experiência e conhecimento no fornecimento de sistemas e soluções de radar e comunicação tecnologicamente avançados para proteger todos os recursos e infraestrutura marítimos do Brasil.”

A Amazônia Azul abrange toda a área costeira do Brasil, que equivale a 5,7 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, 67% de todo o território brasileiro, e inclui suas águas territoriais, territórios insulares no Atlântico e a Zona Econômica Exclusiva, que se estende por 200 milhas náuticas a partir da costa e possivelmente chegará até a Plataforma Continental. A área abriga 10% do tráfego marítimo global, 95% das importações e exportações do Brasil e 95% de sua produção de petróleo doméstica.

Fundada em 2015 e localizada na cidade de São José dos Campos, a SIATT é especializada na integração de sistemas com conteúdo de alta tecnologia, e oferece soluções para as demandas dos setores de defesa e aeroespacial.

O portfólio de produtos da SIATT inclui armas inteligentes como mísseis e munições guiadas, bem como sua integração em aeronaves, embarcações navais, tanques e outros veículos terrestres. Além disso, a SIATT também se destaca em tecnologias de radares, sensores e sistemas aviônicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *