segunda-feira, maio 27Notícias que importam
Shadow

SEMINÁRIO ACADÊMICO PRÓ-PESQUISA APRESENTA PROJETOS INOVADORES EM BRASÍLIA

Uma exposição de materiais, com dinâmicas demonstrativas, movimentou o auditório General Marcelo Rufino, do Estado-Maior do Exército, em Brasília, nos dias 4 e 5 de abril. Os projetos de pesquisa, selecionados pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), compuseram o Seminário Acadêmico Pró-Pesquisa 2023.

As apresentações foram reunidas em três blocos temáticos: capacitação física, ciências humanas/saúde e tecnologia. Entre as pesquisas apresentadas, está uma iniciativa multi-institucional com objetivo de desenvolver um dessalinizador de água de baixo custo, utilizando micro-ondas comercial como fonte de radiação.

blank

Possibilidade de emprego em operações no semiárido

O projeto do dessalinizador de água é desenvolvido em cooperação técnica entre o Centro de Instrução e Operações na Caatinga, do 72º Batalhão de Infantaria de Caatinga, o Colégio Militar do Recife e a empresa Innovatus Brasil, pioneira no Brasil no desenvolvimento de materiais cerâmicos capazes de atingir temperaturas superiores à 3.000° Celsius quando irradiadas por micro-ondas.

blank

O equipamento tem capacidade para produzir 80 litros de água potável por dia. Esse volume é suficiente para consumo de um pelotão, que é a menor unidade tática empregada no combate tradicional, composta por até 50 militares. “O funcionamento ocorre por meio de uma cerâmica específica, que é aquecida por micro-ondas, e acaba destilando a água. Essa destilação ocorre de forma muito eficiente, com baixo custo operacional e de manutenção”, explicou o 2º Tenente Rafael Dantas, biólogo e doutor em Oceanografia que integra a equipe desenvolvedora do projeto.

A intenção é que o equipamento seja testado em apoio a tropas em ambiente semiárido, incluindo ações no âmbito da Operação Carro-Pipa. Esse programa emergencial distribui água potável às populações atingidas por estiagem e seca no Nordeste e região norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

blank

Incentivo à investigação científica

A programação também incluiu mesas de debates. Além de divulgar pesquisas relevantes desenvolvidas no âmbito do DECEx, o evento pretende despertar o interesse para as investigações científicas realizadas no Sistema de Educação e Cultura do Exército, promovendo o intercâmbio entre as Instituições de Educação Superior, de Extensão e de Pesquisa (IESEP) do Exército e as instituições civis de educação superior do Distrito Federal.

 

Fonte Exército Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *