sábado, fevereiro 3Notícias que importam
Shadow

Quer ingressar na Marinha do Brasil? A chance esta ai, 410 vagas para oficiais temporários

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de ingresso no Serviço Militar Voluntário de Oficiais Temporários (SMV-RM2), da Marinha do Brasil (MB). Elas vão até o dia 7 de dezembro de 2023 e devem ser feitas nos sites dos Distritos Navais (DN). A taxa de inscrição é de R$ 140.

A seleção é voltada para pessoas de ambos os sexos, com idade até 41 anos na data da incorporação, e nível superior completo, que atuarão na área de jurisdição dos Distritos. A previsão é que, seis meses após a incorporação ao curso de formação, os Guardas-Marinha atinjam o posto de Segundo-Tenente e, em outros seis meses depois, de Primeiro-Tenente, fazendo jus aos soldos dos respectivos postos.

As 410 vagas estão distribuídas em cinco áreas: Saúde (Médicos, Dentistas, Farmacêuticos), Apoio à Saúde (Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Musicoterapia, e outros), Técnica (Administração, Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social, Psicologia e outros), Técnica-Magistério (Biologia, Educação Física, Geografia, História, Pedagogia) e Engenharia (Engenharia Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e Naval, dentre outras).

O vínculo entre os militares RM2 e a Marinha pode ser renovado a cada ano, podendo chegar a 8 anos, sem prorrogação deste período.

PEGUNTAS FREQUENTES

(1) Como faço para me inscrever no Processo Seletivo do Serviço Militar Voluntário (SMV) de Oficiais Temporários da Marinha do Brasil?

Acesse um dos links abaixo e escolha o Distrito Naval correspondente ao seu estado, ou para o qual quer concorrer. Lá, você pode conferir o quantitativo de profissões e vagas, bem como os links para inscrição e acesso ao edital completo de seu Distrito de referência.

blank

1º DN (RJ, ES e MG) https://www.marinha.mil.br/com1dn/smv/smv-sup-areas-resumo (186 vagas)

2º DN (BA, SE e MG) https://www.marinha.mil.br/com2dn/srd/servico-militar/servico-militar-voluntario-para-oficiais (31 vagas)

3º DN (RN, PB, AL, PE, CE) https://www.marinha.mil.br/com3dn/smv-sup-areas-resumo (40 vagas)

4º DN (PA, AP, MA, PI) https://www.marinha.mil.br/com4dn/smv (16 vagas)

5º DN (RS, SC) https://www.marinha.mil.br/com5dn/servi%C3%A7omilitar (17 vagas)

6º DN (MT e MS) https://www.marinha.mil.br/com6dn/SMV_Oficiais_2024 (7 vagas)

7º DN (DF, TO e GO) https://www.marinha.mil.br/com7dn/smv-superior (36 vagas)

8º DN (SP, PR e MG) https://www.marinha.mil.br/com8dn/?q=smv-oficiais (57 vagas)

9º DN (RO, AC, AM e RR) https://www.marinha.mil.br/com9dn/svm_demaisareas_medicos (20 vagas)

(2) Quais disciplinas são cobradas na Prova Objetiva do Processo Seletivo?

Língua Portuguesa e Formação Militar Naval (confira o edital para mais detalhes do conteúdo).

(3) Quais os principais requisitos de ingresso por meio do Processo Seletivo para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais Temporários?

Os principais requisitos são: ser brasileiro nato; ter mais de 18 e menos de 41 anos de idade, no ano de sua incorporação; possuir bons antecedentes de conduta; ter concluído o curso relativo à habilitação profissional a que concorre; e estar em dia com suas obrigações eleitorais.

(4) Como posso obter o Aviso de Convocação do Processo Seletivo para o Serviço Militar Voluntário que pretendo me inscrever?

Cada Distrito Naval possui seu próprio Aviso de Convocação. Acesse o site do Distrito Naval de seu interesse e faça download do documento.

(5) É possível obter material de estudo, a fim de se preparar para os Processo Seletivos da Marinha do Brasil?

O Aviso de Convocação dos Processos Seletivos da Marinha sempre traz a bibliografia e o candidato poderá se basear por ela. É possível baixar também provas e gabaritos anteriores.

(6) Quais são as etapas dos Processo Seletivo?

O processo seletivo é constituído das seguintes Etapas:

• Prova Objetiva (PO) – eliminatória e classificatória;

• Verificação de Dados Biográficos (VDB) e Verificação Documental (VD) – eliminatória;

• Inspeção de Saúde (IS) – eliminatória;

• Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i) – eliminatória;

• Prova de Títulos (PT) – classificatória;

• Designação à incorporação; e

• Incorporação.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *