segunda-feira, maio 27Notícias que importam
Shadow

PROSUB – Marinha do Brasil iniciará a construção do primeiro Submarino de Propulsão Nuclear brasileiro

A próxima quarta-feira, dia 4 de outubro, será um dia histórico para o Brasil e a indústria naval brasileira, pois será dado o primeiro passo no início da construção do primeiro Submarino de Propulsão Nuclear brasileiro, o SN10 “Álvaro Alberto”, com a Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) realizando a Cerimônia do Corte da Primeira Chapa da Seção de Qualificação do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN), a cerimônia ocorrerá no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), onde será realizada a construção desse importante meio dissuasório da Marinha do Brasil. O evento contará com a presença de autoridades militares e civis, representantes do setor nuclear, acadêmico e empresarial.

O corte da primeira chapa, marco significativo do processo construtivo do Submarino de Propulsão Nuclear, representa o início da confecção da estrutura que compõe a chamada Seção de Qualificação, etapa responsável por garantir que engenheiros, técnicos e operários possam realizar suas atividades em fase de testes, certificando que todos os processos atendem às especificações e possuem o nível de qualidade necessário para a homologação e autorização para o início da construção do casco do SCPN.

blank

Para viabilizar a obtenção do primeiro submarino brasileiro do tipo, é necessário que o Estaleiro responsável demonstre capacidade de atender aos requisitos necessários para sua construção. Esta série de requisitos envolve a prontificação da infraestrutura e a preparação do maquinário específico, além da fabricação de dispositivos de apoio à construção, como cabine acústica, mesa perfuradora, máquinas de corte e torre de soldagem. São realizadas, ainda, as validações de processos construtivos e de garantia de qualidade, envolvendo a qualificação de pessoal e de procedimentos de transporte entre estações de trabalho.

O cumprimento bem sucedido de todas as etapas resultará na construção de uma seção específica do submarino, a chamada “Seção de Qualificação”, que garantirá a qualificação da Itaguaí Construções Navais (ICN), de sua mão de obra especializada e a homologação do processo.

Mais um avanço no PROSUB

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), parte de um amplo programa estratégico brasileiro, contempla a construção da infraestrutura industrial e de apoio à operação e manutenção de submarinos, em Itaguaí (RJ), com a construção de quatro submarinos convencionais de propulsão diesel- elétrica, com objetivo de capacitar e preparar a infraestrutura visando o projeto e a construção do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear brasileiro.

A introdução de modernos submarinos na Esquadra Brasileira, representam um importante ganho na capacidade dissuasória e de defesa nacional, garantindo vantagem tática e estratégica na proteção da nossa rica Amazônia Azul.

O Submarino de propulsão nuclear com armamento convencional, representa um verdadeiro salto nas capacidades tecnológicas brasileiras, contribuindo no campo técnico-científico, no campo do domínio de diferentes capacidades industriais, além do retorno econômico e geração de empregos.

O PROSUB avança enfrentando diferentes desafios, desde a demanda pelo domínio de alta tecnologia e a complexidade que representa o desenvolvimento de um submarino, até o desenvolvimento de toda uma capacidade tecnológica no campo nuclear, o que inclui o desenvolvimento e a fabricação do reator e de toda a Planta Nuclear Embarcada (PNE).

Em suas múltiplas etapas, o PROSUB tornou-se um dos maiores programas de capacitação industrial e tecnológica já observado pelo setor da indústria de defesa brasileira.

Sob o ponto de vista social, promove uma série de benefícios, como geração de empregos e, principalmente, qualificação profissional, gerando mais de 24 mil empregos diretos e 40 mil indiretos, além de possibilitar o intercâmbio com mais de 18 Universidades e Instituições de Pesquisa.

O PROSUB é um verdadeiro divisor de águas e a cada fase que se inicia, escreve uma nova página da história brasileira, sendo motivo de orgulho nacional.

 

Com informações da Marinha do Brasil

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *