terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

Primeiro navio polar construído no Brasil, terá quilha batida na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira (17), a Marinha do Brasil (MB) irá realizar a cerimônia de batimento de quilha do Navio Polar (NPo) “Almirante Saldanha”, primeiro navio polar a ser construído em solo brasileiro, para o qual o Estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo, será o construtor.

Com capacidade de operar nas águas geladas da região Antártica, o NPo “Almirante Saldanha” integra o Programa de Obtenção de Meios Hidroceanográficos e de Apoio Antártico (PROHIDRO), que prevê a obtenção de navios hidroceanográficos a serem empregados em águas polares, o que ampliará o suporte logístico à Estação Antártica Comandante Ferraz e incrementará as atividades de pesquisa científica no Continente Austral.

A incorporação do NPo “Almirante Saldanha” à Força Naval está prevista para o segundo semestre de 2025. A construção do Navio é conduzida pela MB, com execução da Polar 1 e gerência da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON). O Navio terá cerca de 103 metros de comprimento, autonomia de 70 dias e tripulação de 95 pessoas, incluindo 26 pesquisadores. Na fase de construção já foram gerados 600 empregos diretos e 6 mil indiretos.

Com informações da Marinha do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *