sábado, fevereiro 3Notícias que importam
Shadow

Operação Membeca mobiliza 4 mil combatentes para adestramento avançado

Cerca de 4 mil militares se reuniram no Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras para a Operação Membeca entre os dias 10 e 18 de novembro. O exercício visa conferir o nível de adestramento avançado às organizações militares subordinadas à 1ª Divisão de Exército, sediada no Rio de Janeiro. Foram mobilizadas mais de cem viaturas, como os veículos blindados Guarani, Cascavel e Lince, além dos helicópteros HM-4 Jaguar e HM-1 Pantera, do Comando de Aviação do Exército.

A Operação Membeca iniciou com um apronto operacional, que demonstrou o estado de prontidão da tropa ao Comandante do Exército, General Tomás, que foi acompanhado por integrantes do Alto Comando e por mais de vinte comandantes e chefes de delegações da XXV Conferência de Comandantes de Exército Americanos.

Durante a Operação, a 1ª Divisão de Exército testou, de maneira sinérgica, suas capacidades de combate em diferentes situações táticas: ocupação de zonas de reunião; abertura e funcionamento de postos de comando; marcha para o combate; isolamento e investimento em localidades; ataque coordenado; junção; ultrapassagem; e substituição em posição. A Operação foi conduzida em um contexto de defesa externa.

Todas as funções de combate da Doutrina Militar Terrestre foram integradas, bem como foram utilizados modernos equipamentos e sistemas de comando, controle, comunicações e informática (C3I), de inteligência, vigilância, reconhecimento e aquisição de alvos (IVRA), além de plataformas de tiro direto e indireto, incluindo metralhadoras, canhões, obuses e morteiros, que dispararam munições de calibre 5,56mm, 7,62mm, 90 mm, 105 mm e 155 mm.

Tropas mobilizadas

Participaram da Operação Membeca 2023 o Comando da 1ª Divisão de Exército, o Grupamento de Unidades Escola 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, a 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, a Artilharia Divisionária da 1ª DE, a Brigada de Infantaria Pára-quedista, o 5º Grupamento de Engenharia, o 38º Batalhão de Infantaria, o 11º Batalhão de Polícia do Exército, o 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, o Centro de Adestramento Leste, a 2ª Companhia de Infantaria e a Companhia de Comando da 1ª DE.

Conheça o Seu Exército

No dia 15 de novembro, 25 civis que participaram do Programa Conheça o Seu Exército, do Comando Militar do Leste, tiveram a oportunidade de visitar o campo de instrução e presenciar um dia de ação da Operação Membeca. Eles puderam observar parte do exercício, e puderam conferir alguns dos materiais militares empregados, como o blindado guarani e o simulador de apoio de fogo. Em visita ao Posto de Comando, eles acompanharam uma instrução com tiro real de artilharia.

Ação cívico-social

É uma tradição do Exército combinar operações militares com apoio às comunidades locais. Assim, durante a Operação Membeca, diversas ações cívico-sociais foram desenvolvidas em benefício da população das cidades de Quatis e Falcão (RJ). Médicos e dentistas do Exército ofereceram atendimento gratuito aos moradores. Também foram realizadas exposições de materiais militares, oficinas de pintura e camuflagem para as crianças e apresentações de Cães de Guerra e de Bandas de Música.

Fonte: 1ª Divisão de Exército e Comando Militar do Leste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *