terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

Operação GUINEX III: Fragata Liberal realiza exercícios no mar com navio da Marinha de Togo

Na última sexta-feira (08), a Fragata “Liberal”, da Marinha do Brasil (MB), realizou exercícios no mar na costa ocidental do continente africano com o Navio-patrulha “Ito” da Marinha do Togo, como parte da Operação GUINEX III.

Durante o exercício, a Fragata “Liberal” recebeu a visita do Embaixador brasileiro em Togo, Nei Futuro Bitencourt, acompanhado do Chefe do Estado-Maior da Marinha togolesa (Comandante daquela Marinha), Capitão de Fragata Babate Atatoum Florent, destacando a importância da Diplomacia Naval em proveito das relações bilaterais.

blank

O treinamento consistiu na aproximação dos navios, para a realização de ações de visita e inspeção, com o emprego das equipes de operações especiais. O navio togolês foi abordado pelo destacamento de Mergulhadores de Combate da MB, que se encontra embarcado na Fragata brasileira. Da mesma forma, o grupo de operações especiais do Togo realizou abordagem na Fragata “Liberal”, proporcionando a capacitação das equipes e o intercâmbio de procedimentos operativos.

blankblank

Após o exercício de abordagem entre os navios, a Fragata realizou o lançamento da aeronave UH-12 “Esquilo”, para o sobrevoo dos meios navais. Ao término, houve uma passagem entre os navios, cumprindo-se o cerimonial correspondente.

blank

A condução dos exercícios entre as Marinhas amigas possibilita o compartilhamento de experiências e de procedimentos operativos, preservando a manutenção da capacidade operacional da MB, em parceria com os países situados na costa ocidental da África e gerando maior coesão entre os participantes.

A Operação GUINEX consolida a presença da MB no Golfo da Guiné, entorno estratégico brasileiro, estabelecendo canais de cooperação com as Marinhas e Guardas Costeiras dos países da região e incrementando a interoperabilidade dos meios navais brasileiros com os atores locais, com foco na segurança marítima da região.

Após mais de um mês da desatracação da Base Naval do Rio de Janeiro, o Grupo-Tarefa da Operação GUINEX III atracará no Porto de Abidjã (Costa do Marfim) no próximo domingo (10), dando continuidade às atividades previstas na operação.

 

Fonte Marinha do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *