terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

Operação Formosa 2023 – Exército Brasileiro realiza grande operação logística, deslocando uma Força Tarefa Blindada para participar do exercício conjunto com a Marinha

Neste ano, edição da “Operação Formosa 2023”, será marcada pelo maior exercício envolvendo as três instituições militares brasileiras em um exercício de interoperabilidade, marcando a crescente capacidade de emprego combinado de meios e tropas da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.

Classificado como uma das mais importantes manobras de adestramento da Força de Fuzileiros da Esquadra, a “Operação Formosa” nos últimos anos tem sido palco da integração operacional da Defesa Nacional, tendo seguido uma espiral crescente, que culmina neste amo com o primeiro exercício que apresentará uma manobra de ultrapassagem da Força Terrestre Brasileira, após um simulado assalto anfíbio realizado pelo Corpo de Fuzileiros Navais, a Força Anfíbia e Expedicionária brasileira por excelência e vocação.

blank

Para isso, entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, o 18º Batalhão de Transporte (18º B Trnp) realizou um complexo trabalho logístico, com o transporte estratégico de uma Força Tarefa Blindada do 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB), que irá compor os meios atuantes na “Operação Formosa 2023”. O desafio logístico envolveu transpor um percurso compreendendo uma distância total de 1.175 km, entre as cidades de Campo Grande-MS e Formosa-GO.

blank

A “Operação Formosa” é uma grande demonstração das capacidades logísticas empreendidas pela Marinha do Brasil, que desloca seus meios e capacidades combativas, superando mais de 1.200km de percurso entre o Rio de Janeiro (RJ) e o Planalto Central, onde o Centro de Instrução de Formosa, abriga o maior exercício logístico e de tiro real realizado pela Força de Fuzileiros Navais, comprovando as capacidades expedicionárias inerentes a Força Anfíbia. Este ano, o Exército Brasileiro também empreendeu um grande esforço logístico participando desta edição da operação, que passou a incluir efetivo conjunto do Exército Brasileiro e da Força Aérea.

blank
A FFE realiza anualmente a Operação Formosa

Segundo informações oficiais recebidas do Exército Brasileiro, a composição da FT Blindada foi de cinco Viaturas Blindada (Vtr Bld) de Combate M60, quatro Viaturas Blindada de Transporte de Pessoal M113, uma Viatura Blindada Especial Posto de Comando M577, sendo transportada pelo Módulo de Transporte Formosa. Seus meios pertencem ao Pelotão de Transporte Especializado da Companhia de Transporte Avançada. Além disso, foram empregados sete Vtr Cav Mec e Prancha com capacidade 45T e 60T, sete Viatura escolta, uma VTE Cisterna Combustível e uma VTP ônibus. Além dos meios do Batalhão, fizeram parte do Módulo Viatura do 20º RCB, 28º Batalhão Logístico e 4ª Companhia de Engenharia Mecanizada.

blank
Carros de Combate M60 chegam a Formosa

A tropa foi constituída por 43 militares divididos entre as equipes de segurança, de manutenção, de escolta e balizamento, de atendimento pré-hospitalar, além de motoristas especializados em transporte de cargas indivisíveis e operação de Vtr Bld.

blank
M60 e M113 prontos para o exercício

Durante o percurso, o Módulo de Transporte, foi apoiado pelo 9º Batalhão de Polícia do Exército, 6º Pelotão de Polícia do Exército, do Comando de Operações Especiais, Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, além dos órgãos de Segurança Pública Federais e Estaduais.

blank

O 18º B Trnp é uma organização militar diretamente subordinada do 9º Grupamento Logístico capaz de atuar com modularidade e flexibilidade em todos os tipos de operação, desde o nível tático até o estratégico em qualquer parte do território nacional.

Nós estamos a caminho de Formosa (GO), onde iremos realizar a cobertura desta que é a maior edição já realizada do exercício, onde teremos o debute das modernas Viaturas Blindada Leve Sobre Rodas 4×4 (VBL SR 4×4) JLTV do Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais, além da primeira ação conjunta onde veremos carros de Combate M60 e M113 do EB atuando em conjunto realizando uma manobra de ultrapassagem no terreno. E você irá acompanhar e conhecer muito mais sobre o assunto, aguardem.

 

Por Angelo Nicolaci

Com informações do Exército Brasileiro e Marinha do Brasil

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *