terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

Operação Amazônia 2023: Cooperação entre Exército, ICMBio e FUNAI desarticula garimpos ilegais

Durante a Operação Amazônia 2023, a cooperação entre Exército Brasileiro, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), teve como resultado a desarticulação de garimpos ilegais em uma das regiões mais remotas do país, próxima à fronteira com a Venezuela. A ação ocorreu em Terra Indígena Yanomami (TIY) localizada no interior da Unidade de Conservação Federal do Parque Nacional do Pico da Neblina, localizado no norte do estado do Amazonas.

blank

A operação demandou meses de planejamento interinstitucional e uma complexa logística aérea envolvendo tropas do 3° Batalhão de Infantaria de Selva (3º BIS), do Comando de Fronteira Rio Negro/5° Batalhão de Infantaria de Selva (CFRN/5° BIS), 4º Batalhão de Aviação do Exército (4° BAVEX) e de agentes federais especializados para atuação ambiental. Esses profissionais atuaram a mais de 2 mil metros de altitude, próximo ao Pico da Neblina, montanha mais alta do Brasil.

blank

Na ação, foram destruídas estruturas e equipamentos utilizados nas atividades ilícitas, bem como, a autuação e retirada de garimpeiros que atuavam a mais de 30 anos na região. É o “braço forte” do Exército Brasileiro, juntamente ao ICMBio e a FUNAI, atuando em prol da proteção e segurança da Amazônia Brasileira.

 

Fonte Comando Militar da Amazônia (EB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *