terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

Operação Ágata – Militares da Marinha realizam resgate de índios Yanomami

No âmbito da Operação “Ágata Fronteira Norte”, militares do Grupo de Comandos Anfíbios (GruCAnf), integrantes do Grupo-Tarefa Operações Especiais, da Força Naval Componente, localizaram, em 26 de agosto, oito indígenas, entre adultos e crianças, com demanda de atendimento de saúde na região de Kayanaú, na Terra Indígena Yanomami (TIY), a 250 km de Boa Vista, Roraima. A evacuação dos Yanomami aconteceu em 28 de agosto e foi possível graças à articulação entre a Marinha do Brasil (MB), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI).

blank

Os militares da MB estavam na TIY para a Operação Thekype, uma das ações de repressão aos crimes transfronteiriços e ambientais da Operação “Ágata”, na região de Roraima. Ao serem informados da situação de saúde dos indígenas, o GruCAnf e o servidor da FUNAI, que acompanhava a operação, acionaram a SESAI, para onde os indígenas foram levados e onde se encontrava uma equipe médica.

blank

A Operação Thekype foi mais uma das ações de combate ao garimpo ilegal na TIY, realizada na Operação Ágata Fronteira Norte, e contou, além dos militares da MB, com agentes da FUNAI, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Polícia Federal (PF). Entre os dias 24 e 26 agosto, além de viabilizar a evacuação dos indígenas, foram retirados de circulação equipamentos e materiais de uso na atividade de garimpo ilegal. Até o momento, a Operação já obteve uma redução de 95% dessas atividades.

 

Fonte Marinha do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *