quarta-feira, junho 5Notícias que importam
Shadow

Omnisys é destaque durante “Exercício Guardião Cibernético (EGC)”

A Omnisys, subsidiária da Thales no Brasil, teve uma destacada participação no “Exercício Guardião Cibernético (EGC)”, realizado de 2 a 6 de outubro em Brasília, Distrito Federal. Este evento é reconhecido como o maior exercício de defesa cibernética do hemisfério sul e foi organizado pelo Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), ocorrendo na Escola Superior de Defesa (ESD). O EGC é uma iniciativa que promove a segurança cibernética por meio da colaboração entre as Forças Armadas e os Órgãos Parceiros, com foco nas principais Infraestruturas Críticas do Brasil, divididas em cenários de Simulação Construtiva e Simulação Virtual, sendo a Omnisys uma participante importante no último cenário.

A Omnisys é uma empresa de alta tecnologia no Brasil, com uma vasta experiência no mercado de defesa e segurança. Durante os cinco dias do evento, a empresa disponibilizou suas soluções de proteção de dados no cenário de Simulação Virtual, auxiliando empresas públicas, privadas e órgãos parceiros nas tarefas do exercício. Entre as soluções oferecidas estavam a criptografia transparente para dados em repouso (CipherTrust Manager e CipherTrust Transparent Encryption, que fornecem criptografia e controle de acesso granular aos dados) e a criptografia de dados em movimento (por meio do High Speed Encryption, que garante criptografia de ponta a ponta em redes). É relevante destacar que o High Speed Encryption (HSE) da Thales já está equipado nativamente com recursos de proteção contra ameaças relacionadas à computação quântica, tornando-o uma solução robusta na era pós-quântica para a segurança de dados.

Durante a execução do exercício, os participantes puderam constatar a eficácia das soluções de proteção de dados da Thales na prática, uma vez que elas demonstraram a capacidade de prevenir uma variedade de ataques e eventos, incluindo a modificação e interrupção de sistemas e aplicações, além de proteger contra o acesso indevido e o vazamento de dados confidenciais em infraestruturas críticas. As soluções da Thales também se mostraram valiosas para os times de defesa, que conseguiram investigar e responder a incidentes de forma mais eficiente, graças às informações relevantes fornecidas pelas soluções.

Adicionalmente, a Omnisys conduziu uma demonstração notável ao realizar um ataque ransomware em um ambiente simulado, com a solução de proteção de dados da Thales ativada, ilustrando sua eficácia na prevenção desse tipo de ataque.

Abílio Branco, o Head de proteção de dados da Thales para o Brasil, enfatizou a importância da participação no exercício, pois permitiu que os envolvidos identificassem os riscos e ameaças em suas próprias infraestruturas e os preparassem com as soluções da Thales e os serviços da Omnisys. Ele destacou que todos puderam explorar como essas soluções poderiam ser aplicadas em cenários de infraestruturas críticas e refletir sobre os desafios relacionados à soberania de dados nesta nova era.

O exercício contou com a participação de representantes de diversos órgãos, instituições e empresas, incluindo Ministérios da Defesa, da Justiça e das Relações Exteriores, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Marinha, Exército e Aeronáutica, órgãos do Governo Federal, empresas dos setores nuclear, energético, comunicações, transportes, financeiro e água, além da comunidade acadêmica.

A Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em alta tecnologia que investe em inovações digitais e tecnologias essenciais, conectividade, big data, inteligência artificial, cibersegurança e tecnologia quântica, para construir um futuro em que todos podemos confiar, e que é vital para o desenvolvimento de nossa sociedade. 

A empresa oferece soluções, serviços e produtos que ajudam seus clientes, empresas, organizações e nações, a superar suas missões críticas nos mercados de defesa, aeronáutica, aeroespacial, transporte e identidade digital e segurança, tendo sempre pessoas à frente do processo de tomada de decisões. 

A Thales tem 81.000 colaboradores em 68 países. Em 2021, o Grupo faturou € 16,2 bilhões.

com informações da FSB 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *