terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

OFICIAL BRASILEIRA QUE SERVIU NO SUDÃO É DESTAQUE EM PUBLICAÇÕES DA ONU

A Major Gabriela Bernardes, militar do Exército que estava em missão internacional no Sudão, foi destaque em duas publicações da Organização das Nações Unidas (ONU). A oficial foi entrevistada pelo Podcast ONU News, programa publicado no canal ONU News, pertencente à Organização, e também foi tema de uma matéria no site ONU News.

No Podcast ONU News, a Major Gabriela falou sobre sua experiência profissional e pessoal no país africano, comentou acerca de sua vivência como militar em uma missão da ONU e destacou as dificuldades da população sudanesa. Aos entrevistadores, a Major Gabriela também comentou sobre as lições aprendidas e os sentimentos que ficaram após a missão. “A gente vai naquela expectativa de ajudar e [é] a gente que volta carregando muito mais exemplos, muito mais coisas boas que eles nos dão com essa capacidade de viver com o mínimo”, disse.

Missão no Sudão

Em junho de 2022, a Major Gabriela iniciou um trabalho como oficial de relatórios do Comitê Permanente de Cessar-fogo da Missão Integrada das Nações Unidas de Assistência à Transição no Sudão (UNITAMS), função que tinha como objetivo monitorar e registrar os acordos e as negociações de cessar-fogo na região de Darfur, oeste sudanês. Em meados de abril de 2023, no entanto, tropas do Exército sudanês entraram em choque com paramilitares da Força de Apoio Rápido, desencadeando uma onda de conflitos no país. A situação tornou obrigatória a saída de diversos integrantes da missão internacional no país, entre eles a Major Gabriela.

Confira aqui o Podcast Braço Forte com a Major Gabriela sobre sua missão no Sudão.

 

Fonte Exército Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *