segunda-feira, maio 27Notícias que importam
Shadow

Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” inicia Comissão “Comitê Gestor I”

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”, subordinado ao Grupamento de Navios Hidroceanográficos, iniciou, no dia 26 de janeiro, as atividades de pesquisa no mar para o ano de 2023, com a Comissão “Comitê Gestor I”. O “Polvo Hidrográfico”, como é conhecido, navegará para a região Oeste da Elevação do Rio Grande, em apoio ao desenvolvimento nacional.

A Comissão visa atender às demandas dos partícipes do Acordo de Cooperação do Navio, a saber, Marinha do Brasil, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Petrobras, Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) e Vale. Possibilita, ainda, a coleta de dados para apoiar a submissão do Brasil à Comissão de Limites da Plataforma Continental da Organização das Nações Unidas, importante fórum para a soberania do País na região.

Participam da primeira etapa da Comissão 12 pesquisadores convidados pelo SGB-CPRM, tendo como Pesquisadora-Chefe a PhD Maria Aline Lisniowski. Além do SGB-CPRM, a equipe é composta por integrantes das seguintes instituições: USP, UFC, UFES, UFG e UFF, abrangendo diversas áreas de atuação, como Oceanografia, Geologia, Química e Geofísica.

Fonte Marinha do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *