segunda-feira, maio 27Notícias que importam
Shadow

MUSAL inicia comemorações aos 150 anos de Santos Dumont

O Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), deu início, no domingo (18), às comemorações alusivas aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira.

blank

O evento de abertura foi o primeiro das três etapas do Circuito de Corridas MUSAL Air Run, para homenagear grandes inventos do Pai da Aviação: “Balão Brasil”; “14-Bis” e “Demoiselle”.

A 1ª etapa, nomeada “Balão Brasil”, contou com a participação de cerca de 1.830 pessoas, entre atletas profissionais, amadores e acompanhantes dos corredores, todos unidos pela paixão ao esporte e em homenagem ao grande inventor brasileiro. Os participantes percorreram caminhadas de 3km, 5km e 10km, na pista de pouso do Campo dos Afonsos, utilizando camisetas personalizadas com a imagem de Santos Dumont e do MUSAL, ressaltando a importância do seu legado na história da aviação. Na ocasião, também foi realizada a Corrida Federal Kids, que contou com aproximadamente 1.270 corredores, entre crianças e familiares.

blank

O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, participou da corrida e destacou a relevância social do evento. “No que diz respeito à prática de atividade física no lendário Campo dos Afonsos, além da construção do conhecimento histórico de feitos, ambos marcaram a aviação e a Força Aérea Brasileira”, disse.

Ao término das corridas, no cenário histórico e cultural do Museu Aeroespacial, também ocorreu a tradicional Festa Junina “Arraiá do MUSAR”, que contou com apresentações folclóricas, comidas típicas e música. A atividade reuniu mais de seis mil pessoas, que também tiveram a oportunidade de praticar solidariedade, doando alimentos não perecíveis. Ao todo, foram arrecadados 770 quilos de alimentos.

blank

O Diretor do MUSAL, Brigadeiro do Ar Maurício Carvalho Sampaio, ressaltou a importância do evento. “Essa celebração é uma grande oportunidade para relembrar o pioneirismo e a genialidade de Santos Dumont, que revolucionou o mundo com suas invenções e contribuições para a aviação, proporcionando a sociedade carioca mais um evento voltado para a família em um ambiente histórico e cultural”, pontuou o Oficial-General.

As comemorações dos 150 anos de Santos Dumont no MUSAL continuarão nos dias 29 e 30 de julho, quando ocorrerá o tradicional “Portões Abertos”, com entrada gratuita, várias atrações e atividades programadas, como a exposição da réplica da aeronave F-39 Gripen, demonstrações aéreas com a Esquadrilha da Fumaça, mostras de filmes, atividades educativas e visitas às salas temáticas do museu.

As próximas etapas do MUSAL Air Run já estão com inscrições abertas pelo site www.inscrevafacil.com e acontecerão no dia 27/08 (etapa “14-Bis”) e 26/11 (etapa “Demoiselle”).

Fonte Musal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *