segunda-feira, maio 27Notícias que importam
Shadow

Ministro da Defesa visita fábrica de radares da Embraer

O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, visitou, nesta quinta-feira (02), a fábrica de radares da Embraer, localizada em Campinas (SP). Ele acompanhou o andamento de projetos estratégicos desenvolvidos pela empresa, em parceria com o Exército Brasileiro (EB), como a produção de radares capazes de integrar sistemas de defesa antiaérea, de vigilância terrestre.

Conforme a Política Nacional de Defesa (PND), documento de mais alto nível para o planejamento de ações destinadas à defesa do País, o Objetivo Nacional de Defesa nº1 estabelece que deve ser assegurada “a capacidade de defesa para o cumprimento das missões constitucionais das Forças Armadas”.

blank

Capacitação – Na ocasião, o ministro destacou a alta capacitação da mão-de-obra do País em áreas estratégicas, como da defesa. “Pouca gente sabe ou imagina o desenvolvimento de tantas tecnologias, com técnicos brasileiros. São jovens que estão ajudando a construir esse Brasil que nós desejamos”, frisou o Ministro Múcio, ao término da visita.

Durante a visita, a comitiva interministerial, que incluiu a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; além do Comandante do Exército, General Tomás Paiva; percorreu as instalações da fábrica. O grupo foi recebido pelos presidentes da Embraer, Francisco Gomes Neto, e da Embraer Defesa e Segurança, Bosco da Costa Junior; e assistiu a apresentações Embraer e do Exército sobre o desenvolvimento dos radares SENTIR-M20, SABER-M60, M200 Vigilante e M200 Multimissão.

blank

“Os investimentos na unidade, que atualmente possui uma força de mais de 150 engenheiros altamente qualificados, fazem parte do compromisso da Embraer com o desenvolvimento tecnológico nacional, como também da manutenção de recursos industriais e de engenharia para atender os altos padrões de requisitos e customizações exigidos pelas Forças Armadas do Brasil e pelo mercado de defesa global”, assinalou Francisco Gomes Neto.

Defesa antiaérea – A aquisição de radares do tipo SABER-M60, prevista no planejamento estratégico do Exército, prevê a utilização do equipamento nas unidades de artilharia antiaérea da Força Terrestre, para monitorar o espaço aéreo brasileiro. Em setembro do ano passado, o sistema de Defesa Antiaérea recebeu dois radares SABER-M60. Outros quatro estão em fase de produção.

blank

O radar de vigilância terrestre SENTIR-M20 é capaz de detectar pessoas e veículos até cerca de 30 quilômetros de distância. Este equipamento faz parte do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e é utilizado em operações na faixa de fronteira contra delitos diversos, como ambientais e transfronteiriços.

Já o radar SABER-S200, com capacidade de alcance de 200 milhas náuticas e de operação no modo 4 de identificação criptográfica Friend or Foe (IFF), possui condições de processar 600 alvos simultaneamente, fornecendo dados para o controle do tráfego de aeronaves.

Fonte Ministério da Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *