terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

Militar brasileiro se destaca em curso de Operações complexas em ambiente de montanha no Canadá

O Capitão Daniel Fernandes de Magalhães, do Exército Brasileiro, concluiu com louvor o Curso de Liderança em Terrenos Complexos (Complex Terrain Leader Course – CTL), realizado no Centro de Operações Avançadas do Exército Canadense (Canadian Army Advanced Warfare Centre – CAAWC).

O Centro é reconhecido no âmbito da OTAN como uma escola de excelência para treinamentos em ambientes operacionais de montanha, de selva e no Ártico. Nele, o Exército Canadense também habilita seus militares para operações aeromóveis e aerotransportadas, ministrando os cursos básico paraquedista, de salto livre, de precursor paraquedista e de dobragem e manutenção de paraquedas.

O Curso de Liderança em Terrenos Complexos é um treinamento muito especializado, focado na capacitação dos líderes de pequenas frações e em sua preparação para operar em terrenos complexos, como as regiões montanhosas. O Curso aborda habilidades e conhecimentos específicos durante 2 meses, estruturado em quatro fases distintas: equipagem de vias e resgate, operações urbanas, escalada em rocha e fase alpina, um exercício prático de grande dificuldade.

A conclusão do Curso ocorreu na geleira de Athabasca, localizada no Parque Nacional de Jasper, em Alberta, noroeste canadense. De um total de 22 militares que iniciaram o treinamento, apenas 11 foram considerados aptos. A distinta participação de militares brasileiros foi ressaltada pelo comando da escola. O Brasil e o Centro de Operações Avançadas do Exército Canadense mantêm uma parceria permanente, com intercâmbio de alunos e com um oficial brasileiro atuando como instrutor especializado em operações na Selva.

Fonte Exército Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *