terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

Marinha realiza exercício de retomada e resgate em Duque de Caxias (RJ)

Nesta segunda-feira (11), a Marinha do Brasil (MB) deu início ao Exercício de Adestramento de Segurança Orgânica/Retomada e Resgate (RETREX-SE I/23), que será realizado até a próxima sexta-feira (15), no Posto de Transmissão da Estação Rádio da Marinha no Rio de Janeiro (ERMRJ), em Duque de Caxias (RJ). Como parte das ações, uma Força Tarefa é ativada para resgatar o pessoal e retomar as instalações da ERMRJ, utilizando métodos de negociação e ação de choque, com o emprego de forças especiais.

Durante os cinco dias, mais de 160 militares de diversas áreas estão envolvidos na execução do exercício. O RETREX-SE I/23 testa a prontidão da estrutura de segurança para lidar com situações emergenciais, bem como o tempo de acionamento de equipes de resposta à ameaça em ambiente de risco. Também será verificada a capacidade de ativação e a execução de planos de ação e de avaliação do nível de tomada de decisões por parte dos negociadores.

O exercício tem o propósito de treinar as unidades do Comando Coordenador de Área, em apoio mútuo, no que tange à segurança orgânica, bem como as equipes da MB na área de jurisdição do Comando do 1º Distrito Naval, no resgate de pessoal e retomada de instalações de interesse da Marinha.Para isso, será produzida uma série de eventos, envolvendo a invasão de uma Organização Militar de terra, e a simulação de ações reais que testarão a capacidade de reação dos componentes da Força-Tarefa, explorando o equilíbrio emocional em momentos de tensão, as técnicas de negociação, a atuação da assessoria de imprensa e a prontidão do meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais para prover o isolamento da cena de ação.

Fonte:  Marinha do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *