segunda-feira, maio 27Notícias que importam
Shadow

Marinha assina contrato de comodato de aeroporto em Furnas (MG)

Nesta quarta-feira (20), a Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra, e Furnas Centrais Elétricas S.A. assinaram contrato de comodato da propriedade do Aeroporto de Furnas, situado no município de São José da Barra – MG. O marco foi registrado em Cerimônia ocorrida em Duque de Caxias/RJ, com a presença de autoridades e convidados.

blank

O comodato é uma modalidade contratual com o objetivo do emprestar um bem, no caso, o aeroporto de Furnas, gratuitamente à Marinha do Brasil . O empréstimo será por um período de 10 anos prorrogáveis, e a MB fará uso do local apenas para atividades operacionais e treinamentos relacionados às suas missões. A área possui pouco mais de 54 hectares e apresenta benfeitorias como pista com pavimentação asfáltica, hangar com estrutura em alvenaria, torre de controle, terminal de passageiros, área de tanque de combustíveis, depósito de materiais e estação de telecomunicações.

blank

Ainda em 2022, essa parceria possibilitou ativar a Base Aérea Expedicionária da Marinha em Furnas (BAE). Esta Base abrange uma pista de 1.700m de comprimento por 30m de largura, um hangar e uma torre, e sua ativação promoveu a ampliação da presença da Marinha do Brasil na região, que passou a dispor de um destacamento de Fuzileiros Navais.

blank

A Marinha e o Mar de Minas

A Marinha do Brasil aumentou sua presença no Mar de Minas porque se trata de uma região estratégica para o País. O Lago de Furnas é uma das maiores represas fluviais do mundo. Ele banha 34 municípios e possui um volume de água quatro vezes maior do que o da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Seu perímetro correspondente a quase metade do litoral brasileiro.

blank

Além de ser responsável pela proteção dos mares, a Marinha da Brasil também ordena o espaço aquaviário dos rios, lagos e águas interiores, como por exemplo, a região de Furnas. A presença da Força Naval é importante para ampliar a segurança aquaviária da região e zelar pela preservação ambiental do principal ponto turístico do Sul de Minas, a Lagoa de Furnas. A Delegacia de Furnas, subordinada à Capitania Fluvial de Minas Gerais, localizada em Belo Horizonte, é a autoridade fluvial da cidade de São José da Barra e atua na salvaguarda da vida humana, na segurança da navegação e na prevenção da poluição hídrica.

Os exercícios militares, como os realizados em Minas Gerais, contribuem para o desenvolvimento do pronto emprego e da capacidade anfíbia e expedicionária dos Fuzileiros Navais, uma vez que mobilizam logística de material e de pessoal para cada evento, nas mais diferentes localidades brasileiras.

Fonte Força de Fuzileiros da Esquadra – Marinha do Brasil

Imagens Nicolaci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *