segunda-feira, maio 27Notícias que importam
Shadow

Livro Branco de Defesa Nacional é tema de simpósio na Escola Superior de Defesa

O Ministério da Defesa (MD), por intermédio da Assessoria Especial de Planejamento (ASPLAN), realizou, nos dias 1º e 2 de março, o Simpósio “O Ambiente Estratégico do Século XXI”, no contexto da revisão do Livro Branco de Defesa Nacional 2024 (LBDN 2024). O evento ocorreu na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF).

A atividade contou com a participação de diversos órgãos do Ministério da Defesa, destacando-se a Escola Superior de Defesa, das Forças Singulares, da Universidade de Brasília, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Ministério das Relações Exteriores, da Universidade Católica de Brasília e do Centro Soberania e Clima.

O Assessor Especial de Planejamento do MD, General de Brigada Fernando Marques de Freitas realizou a abertura do evento, na qual destacou a importância da participação de diversos órgãos do Setor de Defesa, de outros setores estatais e da academia no processo de revisão do LBDN 2024. O Capitão de Mar e Guerra Luis Olavo Athayde Zúñiga, chefe da Seção de Política e Estratégia da ASPLAN, proferiu uma palestra, na qual apresentou a futura estrutura do Livro Branco, e destacou que esse documento estratégico está sustentado no tripé da comunicação, da transparência e da diplomacia.

O evento teve como finalidade caracterizar o ambiente estratégico do século XXI com foco nos sistemas internacional e nacional contemporâneos. Na ocasião, foram debatidos temas e informações de grande importância, tais como: governança global, mudanças climáticas e globalização.

O LBDN é o mais completo documento acerca das atividades de defesa do Brasil. Abrangente, visa esclarecer a sociedade brasileira e a comunidade internacional sobre as políticas e ações que norteiam a implementação pelo Setor de Defesa das ações estratégicas contidas na Estratégia Nacional de Defesa (END).

Fonte Ministério da Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *