segunda-feira, maio 27Notícias que importam
Shadow

LAAD 2023 – Quartzo Defense apresentou David HX-6 um valente VBL de Israel para o Brasil

Durante a LAAD 2023, a Quartzo Defense atraiu os olhares do público exibindo uma viatura blindada leve compacta e com características que a colocam como uma potencial solução as necessidades tanto das forças de segurança pública, como também do Exército Brasileiro e o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Ideal para atuar em cenários urbanos complexos, como o que encontramos na realidade policial do Rio de Janeiro e em missões de paz no âmbito da ONU, a brasileira Quartzo Defense apresentou ao público o David HX-6 de origem israelense.

A viatura que emprega mecânica Toyota, a mesma da pick-up Hillux, tem sido utilizada há mais de 15 anos pela IDF (Forças de Defesa de Israel) em cenários urbanos complexos, como a faixa de Gaza, garantindo proteção as tropas durante patrulhas e ações urbanas. Um cenário crítico, onde as forças israelenses eram cotidianamente atacadas com os mais variados e inusitados tipos de armas e materiais.

Em seu stand, a Quartzo Defense, exibiu alguns vídeos registrados em Gaza, onde viaturas David HX-6 e HX-8 transitam em áreas urbanas hostis, sendo atacadas por palestinos que lançaram pedras, coquetéis-molotov e fuzis 7,62mm, e um dos vídeos mostra até o veículo sendo atingido por uma “máquina de lavar roupas” jogada do alto de um edifício, contudo, a coluna de viaturas supera os obstáculos e segue sem problemas.

O David HX-6 é uma viatura que apresenta robustez, baixo custo operacional e o principal, blindagem que garante a segurança de seus tripulantes contra disparos de fuzis calibre 5,56mm e 7,62mm, além da proteção no assoalho contra a explosão de minas e granadas, oferecendo uma célula de sobrevivência comprovada em combate real, com apenas de 3,7 toneladas pode transportar de quatro a oito militares equipados, o “David” possui seteiras em todas as 4 direções. Contando com porta traseira e uma cabine alta, por sua vez, permite a realização de embarques e desembarques rápidos.

Mais de 1.000 viaturas do tipo operam hoje, sendo uma das principais viaturas empregadas por Israel, que já disponibilizou algumas unidades para o governo dos EUA empregar no continente africano.

O “pequeno” notável faz jus ao nome, apesar das reduzidas dimensões, a viatura em sua variante HX-6, como a exposta na LAAD, conta com três portas e configuração para acomodar até 6 combatentes, mas também existe a variante HX-8 que comporta até 8 combatentes, e versões de 5 portas, a qual facilita o embarque e desembarque de tropa, sendo ideal para dotar as forças policiais brasileiras, aliando desempenho de manobra, proteção e baixo custo operacional na mesma plataforma.

Uma solução para o EB e CFN ?

A viatura blindada leve (VBL) David HX-6, pode ser dotada de torre armada, a qual pode ser tripulada ou SARC (Sistema de Armas Remotamente Controlado), o que a coloca como uma interessante solução para forcas expedicionárias, não como substituto de meios mais complexos como o LMV Lince no Exército Brasileiro, ou o JLTV do CFN, mas como um meio complementar, que entrega proteção para tropas em cenários urbanos em que temos vias estreitas, ameaça de emboscadas e limitada mobilidade, onde viaturas maiores como o Lince ou JLTV estariam taticamente em desvantagem.

Outro ponto de grande relevância, esta nos custos logísticos de operação desta viatura, a qual possui um conjunto mecânico confiável da Toyota, com motor 2.8 turbodiesel, sistemas de transmissão e suspensão simples e robusto, de fácil acesso a peças de reposição em qualquer lugar do mundo, o que é uma grande vantagem.

Além da mecânica Toyota, há opção de emprego da mecânica Land Rover, a mesma da Defender que mobilia hoje o Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais e diversas unidades do Exército Brasileiro, o que seria uma opção interessante.

No campo do emprego tático, trata-se de uma viatura blindada que por suas características, é facilmente deslocada por meios aéreos ou navais, comporta um Grupo de Combate (GC) equipado e pronto para ação, pode ser equipada com uma torre SARC, o que dá a guarnição maior consciência situacional, poder de resposta e precisão, contando com sensores eletro-ópticos (EO), visão noturna e termal, fundamental para o teatro de operações urbanas em missões de paz e garantia da lei e ordem (GLO).

No último dia 17 de abril, foi anunciado um contrato avaliado em 22 milhões de dólares, para fornecer 150 novas viaturas “David” á IDF, o qual pode ser sucedido por novos lotes.

Em breve publicaremos uma análise sobre as potencialidades de emprego militar desta VBL israelense que a Quartzo Defense traz ao Brasil, sem dúvidas, uma das soluções apresentadas na LAAD 2023 que se mostram uma necessidade urgente, tanto para segurança pública, quanto para nossa defesa.

 

 

Por Angelo Nicolaci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *