
Na última sexta-feira (14), a brasileira Akaer assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com a EDGE Group dos Emirados Árabes Unidos.
O documento marca o início de uma ampla cooperação entre as duas empresas, com foco no desenvolvimento e produção de sistemas e equipamentos de alta tecnologia no setor de aeroespacial e de defesa em ambos os países.
Além do acordo com a EDGE, a brasileira também firmou parceria com a saudita Intra Defense, além de apresentar novidades no campo de aeronaves remotamente pilotadas, adotando sistemas híbridos e novas câmeras de satélite.
O Grupo EDGE é a maior companhia de defesa dos Emirados Árabes Unidos, sendo considerado uma referência regional em termos de tecnologia de defesa. O conglomerado composto por 24 empresas, atua no campo de serviços de aviação, capacidades autônomas, energia dirigida, sistemas ciberfísicos, sistemas de propulsão avançados, robótica e materiais inteligentes.
Entre os projetos previstos no acordo assinado durante a LAAD 2023, está o desenvolvimento de espoletas laser e também do “Seeker” dual para mísseis. Também foram contemplados a concepção de kits de “guiagem” a laser para foguetes de 70 mm e aeronaves para missões especiais.
Todos os projetos passarão inicialmente por uma fase de avaliação e caso se tornem mercadologicamente viáveis, poderão ser aprovados pelos parceiros e colocados em prática.
O acordo prevê o estudo conjunto de diferentes projetos e produtos sempre com a visão de aplicação de alta tecnologia dos dois países e de inserção no mercado global.
“Trata-se de mais uma parceria que integra os esforços da empresa para expandir seus negócios no Oriente Médio”, explica Cesar Silva, CEO da Akaer. “Este é um momento planejado e que vem trazendo frutos. O futuro será de grandes e excelentes novidades, crescimento e muita inovação”.