terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

KC-390 Millennium realiza primeira operação com equipamento de visão noturna

Uma operação conjunta entre o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), Esquadrão Zeus, e o Primeiro do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT), Esquadrão Gordo, criou um marco inicial nas operações com óculos de visão noturna na aeronave KC-390 Millenium. A ação aconteceu na Base Aérea de Anápolis (BAAN) entre os dias 02 e 07/06.

O equipamento, que passou a ser incorporado, também chamado de NVG (Night Vision Goggles), amplifica, em até 50 mil vezes, a luminosidade ambiente e aproveita a luz da lua e das estrelas para que os pilotos e demais tripulantes consigam voar com elevada capacidade operacional, mesmo em condições de baixíssima iluminação. Nesse cenário, o primeiro voo somente com tripulantes da Força Aérea Brasileira (FAB) na aeronave KC-390, ocorreu durante a madrugada do dia 03/06, tendo representado um significativo avanço nas possibilidades de emprego dessa aeronave.

Segundo o Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, o objetivo da missão foi desenvolver uma doutrina de atuação a qualquer hora do dia ou da noite. “Todas as missões com o KC-390 Millennium poderão ser realizadas com o NVG, ampliando a capacidade de emprego desta aeronave em qualquer tipo de cenário. Infiltração e Exfiltração Aérea, Assalto Aeroterrestre, Ressuprimento Aéreo e Reabastecimento em Voo são exemplos de missões que poderão ser realizadas”, explicou o Oficial.

blank

O treinamento, na BAAN, contempla decolagens, navegações táticas para ambientação dos tripulantes e pousos com equipamentos de visão noturna. A incorporação da técnica de voo com NVG, no KC-390 da FAB, aumenta ainda mais a versatilidade da aeronave, pois permite ampliar a pouca luz disponível no ambiente noturno, possibilitando o cumprimento das missões de forma plena, 24 horas por dia.

Segundo o Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite, o NVG deu uma nova dimensão operacional para os tripulantes da FAB e agora dará também para os operadores do KC-390 Millennium. “A incorporação e consolidação do NGV no KC-390, técnica já consagrada na FAB, representa um grande avanço para as Forças Armadas brasileiras, que, agora, têm à disposição uma nova aeronave de transporte capaz de operar efetivamente em qualquer hora do dia ou da noite. As novas aeronaves KC-390, com sua capacidade de transporte, alcance e com a visão noturna aprimorada, fortalece e potencializa o Brasil no cenário da Aviação Militar da América do Sul”, concluiu.

O NVG tem seu emprego consolidado em muitas aeronaves militares, sendo que a FAB já o opera há mais de uma década em aeronaves como a A-29 Super Tucano, C-105 Amazonas, H-36 Caracal, H-60 Black Hawk e a A-1. O KC-390, a partir de agora, passa também a fazer parte desse seleto grupo.

Fonte e Fotos: 1º GTT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *