
Dando prosseguimento as avaliações da eficiência operacional do KC-390 em solo, na última sexta-feira (7), a Força Aérea Brasileira realizou o teste de carregamento com uma viatura blindada Renault Sherpa do Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal.
O teste que teve por objetivo realizar avaliações em solo visando o emprego do novo cargueiro no carregamento/descarregamento e transporte dessa viatura tática com 11 toneladas.
Os testes bem sucedidos, servem para estabelecer procedimentos para o embarque e transporte desta viatura para qualquer ponto do Brasil onde se faça necessário, permitindo uma maior agilidade no engajamento da equipe de operações especiais da Polícia Federal.
A FAB tem promovido uma série de avaliações com o KC-390, afim de estabelecer os procedimentos de operação da maior aeronave já construída no Brasil, realizando testes com diversas classes de viaturas e cargas que podem ser transportadas pela aeronave. Recentemente o embarque de uma viatura Astros foi objeto das avaliações.
As capacidades de transporte tático, aliado as características do KC-390, tornam a aeronave um verdadeiro “cavalo de batalhas”, entregando um vasto leque de capacidades logísticas, superando seu antecessor C-130 Hércules.
Hoje o KC-390 desponta como a mais capaz aeronave em operação no mundo em sua categoria, e já desperta a atenção de vários países, tendo logrado sucesso nas vendas para Portugal, Hungria e esta finalizando as negociações com a Holanda. Além destes, a Grécia recentemente demonstrou interesse no cargueiro brasileiro.
Por Angelo Nicolaci