quarta-feira, junho 5Notícias que importam
Shadow

Hélices Toroidais – Inovação que promete um verdadeiro ganho em discrição e desempenho

Foi publicado recentemente alguns artigos que nos despertaram atenção, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) está desenvolvendo alternativas mais efetivas e mais silenciosas às tradicionais hélices multi-rotor. Um avanço que pode resultar em grandes ganhos, com aplicação dual, beneficiando diretamente o campo de defesa, e compartilhamos com você leitor um pouco sobre as hélices toroidais.

 

Atualmente a maioria dos veículos, sejam aéreos ou marítimos, que empregam hélices tem como consenso as hélices multi-rotor. Porém, essa tecnologia pode dar lugar a um novo conceito muito em breve, pois o Lincoln Laboratory do MIT e a empresa norte-americana Sharrow Marine estão desenvolvendo o novo conceito de hélices toroidais, e promete transformar a aviação e a navegação, com hélices mais silenciosas e que entregam mais potência.

Hélices toroidais em drones

O zumbido agudo bem peculiar aos drones hoje comercializados pode se tornar coisa do passado em breve, pois o pessoal do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Sharrow Marine estão desenvolvendo uma solução para acabar com esse incômodo barulho, e que não se limitará aos meios aéreos, sendo também empregado em meios marítimos, onde promete reduzir o barulho gerado pelos propulsores dos mais variados tipos de embarcações.

blank

As hélices toroidais, como foram batizadas pelo MIT possuem um formato bastante peculiar, onde as duas pás se interligam formando um vórtice aberto entre elas, o que funciona de forma engenhosa praticamente anulando o barulho gerado pelo funcionamento do equipamento. Elas não funcionam somente na lógica dos drones, onde as hélices são relativamente pequenas, mas também tem se mostrado efetivas em embarcações, não só para diminuir o ruído, como também o efeito de cavitação e as vibrações, o que resulta na maior efetividade e desempenho do conjunto propulsor.

Hélices toroidais em meios marítimos

No caso do emprego em embarcações, essa inovação tecnológica em hélices, representa um salto enorme, como não tem sido registrado no há pelo menos um século no campo dos hélices de emprego marítimo e mesmo aéreo.

blank

Quando o assunto é hidrodinâmica, os hélices toroidais não só diminuem os ruídos, como possuem diversos outros benefícios que as tornam uma das maiores inovações da para a área, considerando que nos últimos 100 anos houveram poucos ou nenhum avanços neste campo, como aumentar 50% o empuxo reverso, 30% mais alcance, menos vibração e velocidade dobrada em RPMs de médio alcance.

blank

Isso só é possível porque essas hélices eliminam as cavidades nas pontas que são características dos hélices normais, tornando os hélices mais silenciosos, pois os vórtices que estão sendo gerados pelo hélice são dissipados em toda a forma dela, em vez de apenas na ponta. O que faz com que ele se dissipe efetivamente mais rápido. Esse vórtice não se propaga tão longe, então é menos provável que você o ouça, no caso de emprego em drones, e reduz a cavitação no caso das embarcações.

Emprego Naval

Os hélices toroidais podem representar um importante ganho no emprego naval, reduzindo a assinatura acústica de meios de superfície, como navios patrulha, corvetas e fragatas, resultando em maior eficiência do sistema de propulsão.

blank

Com relação aos submarinos, tais hélices também agregam maior furtividade aos submarinos, reduzindo drasticamente sua assinatura acústica em variadas velocidades de deslocamento, representando um ganho relevante.

Brasil Defesa – Seu site especializado em Defesa

1 Comment

  • blank Douglas Pereira da Silva

    Bom dia, gostei muito desta inovação, tem bom rendimento, eficiência, performance, economia. Porem estou com muita dificuldade em encontrar uma hélice toroidal compatível com meu motor de poupa mercury super 15 Hp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *