terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

Guarani equipado com MSHORAD? Essa e outras soluções serão apresentadas pela Saab durante a LAAD!

Faltam poucos dias para o início da maior feira de defesa da América Latina, e nós do BrasilDefesa estaremos presentes para conferir as novidades do setor de defesa. E a Saab divulgou que durante esta edição da LAAD Defence & Security, apresentará soluções de defesa altamente tecnológicas, com destaque para o caça Gripen e o sistema de defesa antiaérea MSHORAD.

Nossa equipe já esta pronta para conferir as novidades que a Saab apresentará, com um amplo portfólio de soluções aéreas, terrestres e navais de última geração.

A Saab mantém parceria com as Forças Armadas brasileiras e busca ampliar sua atuação estratégica na região, conforme destaca Marianna Silva, diretora geral da Saab na América Latina:

“A Saab tem um forte histórico de cooperação com as Forças Armadas brasileiras. Além do programa Gripen, podemos destacar nossas soluções de defesa antiaérea e de treinamento e simulação, e sistemas avançados de monitoramento e fusão de informações, utilizados no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON)”, explica Marianna Silva. “Queremos ampliar esta parceria estratégica e estamos entusiasmados em apresentar nossas soluções de ponta para a América Latina”, complementa.

blank

O caça multimissão Gripen E, denominado F-39E Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB), será novamente um dos grandes destaques na LAAD. A réplica em tamanho real do caça estará aberta para visitação do público durante o evento que começa na próxima terça-feira, 11 de abril e ocorre até a sexta-feira, dia 14 de abril. Para conhecer o mock-up do Gripen, não é necessário agendamento prévio. A aeronave é símbolo do maior programa de transferência de tecnologia da Suécia para o Brasil, com grande contribuição para o desenvolvimento da indústria de defesa nacional. Os primeiros quatro caças, das 36 aeronaves adquiridas pela Força Aérea Brasileira, já estão em operação no país.

Outro grande destaque da Saab na LAAD será o sistema de defesa antiaérea móvel de baixa altura (Mobile Short-Range Air Defense – MSHORAD), uma solução de defesa antiaérea com alto grau de mobilidade para acompanhar tropas mecanizadas e blindadas em deslocamento, que combina uma ou mais unidades de tiro RBS 70 e um radar Giraffe 1X, interligados ao Sistema de Comando e Controle (C2) da Saab. No estande, a Saab demonstra a possibilidade de integração de uma unidade de tiro RBS70 NG à Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas (VBTP MSR) Guarani, do Exército Brasileiro.

blank

O protótipo do Giraffe 1X também estará em exibição. O radar da banda X tridimensional de curto alcance, transportável e multimissão, pode ser facilmente desdobrado em vários ambientes, desde plataformas terrestres (fixas ou móveis) a navais, na versão Sea Giraffe 1X, bem como posições estacionárias e qualquer tipo de estrutura de C2.

O público poderá conhecer de perto outras soluções, como os sistemas de combate terrestre da Saab como o Carl-Gustaf® M4, a nova geração do armamento portátil e multifuncional usado na proteção de tropas e instalações em combate, e o NLAW, um sistema de míssil antitanque, ambos utilizados em inúmeros países integrantes da OTAN em suas operações.

blank

Para o setor naval, a empresa traz soluções avançadas para a defesa marítima, como o Navio de Contramedidas de Minagem (MCMV) que realiza uma varredura das águas capaz de detectar ameaças de minas subaquáticas. A solução completa inclui o uso de veículos autônomos não-tripulados para fazer a remoção e desarme das minas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *