terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

GSI/PR coordena “Exercício RESEX 2023”: Fortalecendo a Segurança Nuclear do Brasil

O Exercício Parcial Integrado de Resposta à Emergência e Evento de Segurança Física Nuclear da Fábrica de Combustível Nuclear das Indústrias Nucleares do Brasil (FCN/INB) – Exercício RESEX 2023 foi liderado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR). Este exercício ocorreu no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) no Rio de Janeiro, de 17 a 20 de outubro, e teve como objetivo avaliar e aprimorar os planos e procedimentos de emergência, bem como treinar a estrutura de resposta em caso de situações críticas envolvendo segurança física nuclear.

Durante o exercício, foram simuladas ações de acordo com o Plano de Apoio Externo da FCN (PAE/FCN) e os Planos de Apoio Complementares (PAC) das instituições que compõem o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). O Sipron desempenha um papel crucial na resposta a emergências na Fábrica de Combustível Nuclear.

Este exercício é parte de uma série de exercícios da FCN e, na 11ª edição, destacou-se pelas ativações do Centro Nacional de Gerenciamento de Emergência Nuclear (CNAGEN) e do Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear (CESTGEN). O evento contou com a participação ativa de 60 representantes de 20 instituições.

A realização desse exercício demonstra o compromisso do governo brasileiro em manter altos padrões de segurança e prontidão para proteger os cidadãos em caso de emergências nucleares, e também destaca a importância de planos de resposta a situações de emergência em instalações nucleares, visando a segurança e a proteção da população.

 

com informações do GSI/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *