segunda-feira, maio 27Notícias que importam
Shadow

Gigante de tecnologia dos Emirados Árabes investe em projetos de inovação em defesa no Brasil

Após adquirir 50% da SIATT, EDGE Group vai vender duas variantes de míssil avançado para a Marinha Brasileira e apoia tecnologia para proteger infraestrutura costeira do país.

A estatal EDGE Group, dos Emirados Árabes, um dos principais conglomerados de tecnologia avançada do mundo, vem conquistando cada vez mais espaço nos grandes negócios sobre inovação em defesa no Brasil. Recém-chegada ao país, a empresa tem selado parcerias e já anunciou a aquisição de quase 50% da brasileira Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico (SIATT), de São José dos Campos. Agora, a EDGE acaba de realizar mais um grande anúncio relacionado ao Brasil.

Foi assinada uma Carta de Intenções durante o Dubai Airshow 2023, que trata do fornecimento de mísseis antinavio de superfície de alcance estendido (MANSUP-ER) e unidades da versão de alcance mais curto.

blank

Para Mansour AlMulla, diretor administrativo e CEO da EDGE, o grupo está constantemente desafiando os limites para se tornar um importante player no mercado de sistemas de defesa de alta tecnologia. “Nossas parcerias em expansão no Brasil, especialmente com a Marinha Brasileira, nos permitem alavancar nossa experiência e conhecimento no desenvolvimento de capacidades avançadas de defesa e outras tecnologias em diversos domínios”, disse.

Esse é o primeiro negócio fechado desde o acordo assinado entre a EDGE e a Marinha Brasileira, em abril deste ano, durante a LAAD, no Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte do projeto nacional de mísseis anti-navio MANSUP, para o qual a SIATT fornece os sistemas de orientação, navegação, controle e telemetria.

“Essa colaboração é um testemunho de nosso compromisso conjunto com a inovação no desenvolvimento de tecnologias de defesa de ponta a fim de aprimorar nossas capacidades navais e proteger nossos interesses marítimos”, observou o contra-almirante Marcelo Menezes Cardoso, da Marinha Brasileira.

blank

Desenvolvidos em conjunto com a Marinha do Brasil e com a SIATT, especialista brasileira em armas inteligentes e sistemas de alta tecnologia, na qual a EDGE tem participação acionária, os sistemas EDGE MANSUP-ER foram desenvolvidos para atender aos requisitos de defesa da Marinha dos Emirados Árabes Unidos, do programa de fragatas da Marinha do Brasil e para exportação internacional. Atualmente, a EDGE está em discussões avançadas com vários clientes em potencial para o míssil superfície-superfície de longo alcance, que conta com recursos adaptativos de skimming no mar, tem um alcance de 200 km e é equipado com orientação inercial e homing ativo por radar. As soluções MANSUP estão sendo submetidas a testes intensivos pela frota naval brasileira e, eventualmente, também serão adaptadas para integração em sistemas aéreos e terrestres selecionados.

O Contra-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, Diretor de Sistemas de Armas da Marinha do Brasil, acrescentou: “O dia de hoje é um marco significativo no fortalecimento da parceria entre a Marinha do Brasil, a SIATT e a EDGE, pois assinamos esta carta de intenções para o fornecimento de nossos avançados mísseis antinavio MANSUP-ER. Essa colaboração é uma prova de nosso compromisso conjunto com a inovação no co-desenvolvimento de tecnologia de defesa de última geração para aprimorar nossas capacidades navais e proteger nossos interesses marítimos”.

Fonte Torre Comunicação e Estratégia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *