segunda-feira, junho 3Notícias que importam
Shadow

FAB forma 89 novos Pilotos de Combate

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu novos pilotos de combate nesta quinta-feira (14/12). A cerimônia alusiva ao encerramento do Programa de Especialização Operacional (PESOP) do ano de 2023, realizada  na Base Aérea de Natal (BANT), formou 89 pilotos de combate, alunos da Turma Anúbis, sendo 11 pilotos especializados em Aviação de Asas Rotativas, 21 em Aviação de Caça, 45 em Aviação de Transporte e 10 em Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, além de dois pilotos estrangeiros, do Uruguai e do Paraguai.blankO Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, presidiu a solenidade, sendo recebido pelo Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes. Também participaram da cerimônia o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, além de demais Oficiais-Generais da FAB, entre outras autoridades civis e militares.

“Há 40 anos eu formava neste mesmo lugar e é importante destacar que mantemos uma formação muito padronizada dos nossos pilotos de combate, o que reafirma a excelência, desde a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, depois na Academia da Força Aérea, finalizando aqui, com a especialização dos pilotos operacionais nesta formatura expressiva e emocionante”, declarou o Tenente-Brigadeiro Damasceno.blank

O Comandante da BANT, Brigadeiro Cólen, falou sobre a importância do PESOP. “É uma satisfação concluir nossa principal missão, que é a formação dos pilotos de combate para a Força Aérea. Foi um trabalho árduo, com mais de 11 mil horas de voo. Agradeço a todos os envolvidos para o cumprimento do PESOP e parabenizo aos formandos. Liderem! Em breve cada um estará nos esquadrões operacionais sendo líderes, tomando decisões”, destacou o Oficial-General.

Os instrutores e estagiários que se destacaram no decorrer do ano receberam o Prêmio Padrão 2023 durante o evento e, na sequência, ocorreu a entrega dos distintivos operacionais aos formandos.blank

O Tenente Aviador Jéfferson Júnior, especializado na Aviação de Caça, recebeu o prêmio de estagiário padrão e falou sobre a emoção da formatura. “Pude realizar um sonho de criança. É um prazer imenso ter concluído o curso, especialmente sendo premiado como estagiário padrão. Após muito estudo, é recompensador colocar o distintivo da Aviação de Caça. Sinto muito orgulho em pertencer à Força Aérea Brasileira”, destacou o novo piloto de combate.

PESOP

blankO PESOP tem como objetivo preparar o piloto militar, oriundo da Academia da Força Aérea, para o exercício das atividades operacionais e administrativas dos primeiros postos da carreira de aviador militar.

Ao longo do ano, os militares são formados na Aviação de Asas Rotativas, Aviação de Caça, Aviação de Transporte e Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, sendo capacitados a servirem nas unidades aéreas da FAB em todo o Brasil.

Ópera do Danilo

blankAs celebrações alusivas ao encerramento do PESOP 2023 iniciaram-se no dia anterior ao da formatura, com a tradicional encenação da Ópera do Danilo, como forma de homenagear os novos pilotos especializados. A Ópera do Danilo narra a saga do Tenente Danilo Marques Moura. Após ter o P-47 Thunderbolt abatido pela artilharia antiaérea alemã na Itália, o aviador percorreu uma jornada de 340 quilômetros caminhando durante 30 dias. Ele conseguiu chegar à base aliada em Pisa, 19 quilos mais magro. A aventura é tradicionalmente repetida por militares da Aviação de Caça. O evento contou com a presença do Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno; dos Comandantes das Organizações Militares da Guarnição Aeronáutica de Natal; de instrutores e estagiários do PESOP.

Fonte Força Aérea Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *