terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

Expo Forças Armadas 2023: mostra inédita reúne famílias para conhecer equipamentos e atividades militares

Aberta ao público logo após o Desfile cívico-militar do 7 de Setembro, a Expo Forças Armadas 2023, montada no canteiro central da Esplanada dos Ministérios em Brasília (DF), registrou a visita de cerca de 2.800 pessoas em seu primeiro dia de funcionamento, com Hospital de Campanha, realizando no dia 07 de Setembro 72 procedimentos de Pressão Arterial (PA) e Hemoglicoteste (HGT).

A mostra inédita, que segue aberta ao público até o próximo domingo (10), sempre das 9h às 17h, faz parte das comemorações da Semana da Pátria na capital federal e oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto equipamentos que incluem carros de combate, armamentos, aeronaves, além de interagir com os militares que estão à disposição para tirar dúvidas e prestar informações sobre o material exposto e sobre as atividades das Forças Armadas.

blank

A exposição une tradição e inovação com espaços multimídia e simuladores e busca aproximar a população da Forças, por meio do contato direto com seus integrantes e material; e com conhecimentos sobre sua atuação, história, formas de ingresso e programas estratégicos. Para a bancária Cláudia Alves, que veio acompanhada da família, o evento é uma oportunidade única.

blank

“Viemos conferir tudo que está a nossa disposição, principalmente para as crianças é incrível curtir esse momento. Eu acho importante que em uma data como a de hoje, a minha família tenha a oportunidade de ver de perto tudo que as Forças Armadas têm para proteger o nosso país”, destacou.

Marinha do Brasil

A Expo Forças Armadas 2023 conta também com um espaço para apresentações e demonstrações que dispõe até de arquibancadas. Reconhecida internacionalmente pela precisão, simetria e criatividade de suas evoluções, a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, uma das maiores do mundo, se apresenta nesse espaço nesta sexta-feira (08) às 10h e às 15h, no sábado às 11h30 e às 15h30, e no domingo às 10h e às 15h.

A exposição também tem feito sucesso com o público jovem e infantil, com espaço dedicado a crianças e locais “instagramáveis”. O ambiente também explora a realidade virtual com simuladores de paraquedas, de periscópio (sensor para visualização da superfície em submarinos) e de navegação. Para o estudante Miguel Calazans, de 10 anos, o que mais chamou foi o simulador de navegação. “Eu amei esse lugar, achei muito massa! Tinha muita água, consegui ver uma torre gigantesca com um farol. Eu sempre via vídeos assim no YouTube, agora eu estou vendo na realidade”, lembrou.

blank

Grande parte do público assistiu ao desfile cívico militar no dia 07, em seguida, foi até a exposição, como foi o caso do servidor público José Afonso de Oliveira. “Assim que acabamos de assistir ao desfile, viemos ao estande da Marinha porque meus filhos fizeram questão. Ficamos encantados com o que vimos até agora, e com isso, os meninos ficaram ainda mais curiosos com assuntos subaquáticos, com as maquetes e
com a história do Almirante Tamandaré”, declarou.

As famílias puderam conferir de perto os carros de combate e a nova viatura blindada leve JLTV (Joint Light Tactical Vehicle) do Corpo de Fuzileiros Navais e embarcações, como a Lancha de Inspeção Naval Blindada, todas expostas no gramado. Além das aeronaves de ataque SH-16 “Seahawk”, especializada em guerra antissubmarino e AH-15B “Super Cougar”, armada com o míssil antinavio Exocet; além de uma Aeronave Remotamente Pilotada, empregada em missões de reconhecimento pela MB.

blank

Também faz parte da exposição, o Museu das Forças Armadas, montado em um espaço climatizado no centro da exposição, onde são apresentadas as atividades e os programas estratégicos desenvolvidos pelo Ministério da Defesa e pelas Forças.

 

Fonte Marinha do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *