terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

EXÉRCITO RECONHECE DESEMPENHO DE MILITAR EM MISSÃO DA ONU

A Major Gabriela Rocha Bernardes, militar do Comando Militar do Leste (CML), foi condecorada com a Medalha do Pacificador pelo Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás. A entrega foi realizada durante evento sobre operações de paz promovido pelo CML, pela Rede Brasileira sobre Operações de Paz (REBRAPAZ) e pelo Escritório de Representação do Itamaraty no Rio de Janeiro.

blank

Atualmente, a Major Gabriela está a serviço da ONU como a única brasileira integrante do Comitê Permanente de Cessar-fogo da Missão Integrada das Nações Unidas de Assistência à Transição no Sudão (UNITAMS). A Major integrou o último grupo da ONU evacuado do país africano em 27 de abril de 2023, 13 dias após a eclosão de um grande conflito armado entre as tropas militares e o maior grupo paramilitar daquele país.

blank

Até o momento, a crise já registrou mais de 1800 mortes, 1 milhão de deslocados e 330 mil refugiados, fruto de ataques e ameaças a civis. O conflito também alcançou a cidade de El Fasher, na região de Darfur, onde estava locada a Major Gabriela, cuja evacuação, sob risco de morte, foi conduzida pelas tropas de nações amigas.

 

Fonte Exército Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *