terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

EXÉRCITO PARTICIPARÁ DE EXERCÍCIO DE AJUDA HUMANITÁRIA COM MILITARES DE QUINZE PAÍSES

Entre os dias 12 e 18 de agosto, o Exército Brasileiro participará da Operação Paraná III, um exercício de ajuda humanitária que contará com tropas de mais quinze exércitos. A atividade, que será realizada nos municípios do oeste paranaense de Medianeira, Missal e Santa Helena, será conduzida com uma simulação de desastres naturais. Nesse contexto, serão explorados casos hipotéticos com o emprego de um esforço internacional para proporcionar ajuda e proteção à população.

No ambiente hipotético de desastre natural, os casos simulados focarão no atendimento médico em hospital de campanha, resgate aeromóvel e fluvial, deslizamento com vítimas, ressuprimento em áreas de desastre, entre outros. Coordenam e executam a atividade o Comando de Operações Terrestres (COTER), o Comando Militar do Sul (CMS), a 5ª Divisão de Exército (5ª DE) e a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec). Estarão presentes também o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil do Paraná.

blank

Participarão do exercício, militares dos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai. Informações complementares e o credenciamento para a imprensa acompanhar as atividades da operação serão divulgados em breve.

Operação Paraná III

A Operação é uma das atividades previstas pela Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), organização internacional que possui 23 exércitos membros, dois exércitos observadores, duas organizações militares observadoras e dois observadores especiais. A CEA é presidida pelo Exército Brasileiro (biênio 2022-2023) e tem como tema “A contribuição da Conferência dos Exércitos Americanos no processo de transformação e preparação do Exército do Futuro para a expansão da cooperação e da integração no enfrentamento dos desafios e das ameaças que podem afetar a segurança e a estabilidade do continente americano”.

blank

No ano passado, a primeira fase da operação foi realizada no município paranaense de Cascavel, e estiveram presentes, além do Brasil, 12 exércitos estrangeiros: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Equador, EUA, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

Fonte Exército Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *