segunda-feira, maio 27Notícias que importam
Shadow

ESTUDANTES E PROFISSIONAIS VISITAM A ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS

Nos dias 9 a 10 de novembro de 2023, acadêmicos e profissionais do Sul de Minas participaram do Programa Conheça o seu Exército na Escola de Sargentos das Armas (ESA). Ao todo foram vinte e duas pessoas, entre estudantes, influenciadores digitais, jornalistas e integrantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Eles participaram de intensas atividades durante um dia e meio de imersão no universo militar.

As atividades tiveram início com a recepção dos participantes pelo Comandante da ESA, General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, que ministrou uma palestra sobre o Exército, a Escola de Sargentos e o Programa Conheça o seu Exército. Em seguida, foi hasteado o Pavilhão Nacional e as bandeiras dos estados, ao som do Hino Nacional Brasileiro. A atividade permitiu aos civis vivenciar um pouco dos valores militares de valorização da Pátria.

blank

O transporte na viatura blindada Guarani foi um dos pontos altos da atividade. Os visitantes puderam conhecer a viatura de transporte de pessoal utilizada pelas tropas. Os convidados também realizaram transporte fluvial nas águas do Rio Verde e fizeram a transposição da passadeira construída pela Engenharia Militar. Eles também puderam aprender mais sobre a Polícia do Exército durante a apresentação dos cães de guerra, com a demonstração da atuação dos cães em situações de controle de distúrbios.

blank

Segundo o Delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, Doutor Otávio Machado Lacerda, “a eficiência das atividades, só reforça a fé e confiança no Exército Brasileiro, como Instituição de garantia do Estado e fornecedora de paz social”.

blank

Ainda no primeiro dia, os participantes conheceram o Espaço Cultural e o seu acervo da Força Expedicionária Brasileira. Durante a noite, receberam instrução prática de óculos de visão noturna, em que puderam reconhecer um ambiente e identificar objetos em total escuridão. Eles também vivenciaram o contexto de manobra tática no terreno, representado caixões de areia. Os participantes foram convidados resolver um problema militar simulado, conduzindo seus avatares para cumprir uma missão fictícia da Organização das Nações Unidas.

blank

No jantar, a ração operacional surpreendeu a todos, pois não imaginavam como se dá a alimentação da tropa em situação de combate.

Já no dia seguinte, a alvorada durante a madrugada trouxe o realismo das atividades militares e conduziu os civis ao Campo de Instrução Moacir Araújo Lopes. Embarcados em nossas viaturas 5 Ton, os participantes presenciaram o encerramento da instrução dos alunos da Escola de Sargentos das Armas durante a manobra escolar Operação Gavião Carcará. Eles presenciaram no terreno a ação do Destacamento Gavião e o exercício de Ataque Coordenado, o qual haviam visualizado nas instruções e nos simuladores.

A influenciadora digital Juliana Souza Cardoso Naves comentou sobre a imersão na Escola de Sargentos. “Participar da manobra ao lado dos militares foi uma experiência que jamais imaginei ter a oportunidade de viver. Eu mudei a minha forma de ver o Exército. Estou muito orgulhosa.”

Durante o encerramento das atividades, o Comandante da ESA fez a entrega dos certificados de participação e de uma moeda institucional da Escola, selando os vínculos de amizade construídos durante o Programa.

Para a aluna da Faculdade de Direito de Varginha, Bianca Figueiredo Cruz, “o Programa Conheça o Seu Exército é uma oportunidade única para os cidadãos entenderem e apreciarem o papel vital das Forças Armadas, promovendo um entrosamento mais profundo e o respeito mútuo”.

Fonte Exército Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *