terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

EsqdHS-1 “Guerreiro” realiza adestramento com transporte de obuseiro “Light Gun”

Entre os dias 20 e 23 de março, o 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) “Guerreiro” realizou o adestramento em terra de transporte aéreo de carga externa VERTREP (Vertical Replenishment) com a participação do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais (BtlArtFuzNav), dando continuidade na qualificação/requalificação dos tripulantes do “Guerreiro” nesta capacidade, acompanhamos em 24 de novembro durante a Operação UANFEX-2022, ocasião na qual pela primeira vez uma aeronave SH-16 “Seahawk” movimentou uma peça de artilharia L-118 “Light Gun” entre o NDM “Bahia” e um ponto na Ilha da Marambaia.

blank

A ação conjunta neste novo adestramento, consistiu em realizar o transporte de um obuseiro L-118 “LIGHT GUN” e seus operadores entre dois pontos na pista principal do Aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller (SBES).

Tal feito contribuiu para o adestramento de ambas as Organizações Militares, perfazendo a qualificação/requalificação de quatro pilotos e mais quatro operadores de sensores deste Esquadrão, além de permitir aos militares do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) daquele Batalhão um maior conhecimento sobre as peculiaridades e possibilidades de emprego do helicóptero SH-16 (Sikorsky  S-70B Seahawk).

blank

“O adestramento mostrou-se uma excelente oportunidade de interação entre as Organizações Militares envolvidas, demonstrando a capacidade multi-emprego do SH-16 em uma de suas várias tarefas subsidiárias e evidenciando a prontidão e o aprestamento da tripulação do EsqdHS-1 e dos militares do BtlArtFuzNav”, finalizou a Marinha.

blank
Foto Angelo Nicolaci

O Esquadrão “Guerreiro” exibe grande versatilidade de emprego, operando aeronaves SH-16 “Seahawk”, tem como função primária a Guerra Antissubmarina (ASW) e Antisuperfície (ASuW), porém, é capaz de cumprir um vasto leque de missões, que vão desde esclarecimento, transporte de material á EVAM. Um  Bravo-Zulu ao Comandante CF Fabiano e toda sua tripulação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *