segunda-feira, junho 3Notícias que importam
Shadow

ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS INICIA OPERAÇÃO GAVIÃO CARCARÁ

Neste dia 5 de novembro, cerca de 1.500 militares ocuparam o Campo de Polo da Escola de Sargentos das Armas (ESA) para o Apronto Operacional da Manobra Escolar 2023, coordenada pela Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil).

O Apronto Operacional é a condição de preparo em que uma organização militar terrestre está pronta para ser empregada em missão de combate, com todo o seu equipamento, armamento, viaturas, munição, suprimentos e demais fardos de material. O aprestamento dos militares verifica um conjunto de medidas relativas à instrução, com uso de simulação, entrevista com imprensa internacional, briefings e emissão de ordem às frações, bem como a logística de apoio ao combate.

blank

Durante a Operação Gavião Carcará, em um contexto fictício, a 55ª Brigada de Infantaria Mecanizada (55ª Bda Inf Mec), Brigada Max Wolf, tem a missão de, por meio de Problemas Militares Simulados (PMS), realizar a marcha para o combate para estabelecer contato com o inimigo, atacar para conquistar e manter a região de altura de repetidoras, auxiliando a 15ª Divisão de Exército, Divisão Carcará, na retomada do Pontal do CIGMAL.

Para se ter uma ideia do exercício, participam da Manobra Escolar 902 militares da ESA (sendo 507 alunos); 460 militares (sendo 333 alunos) da Escola de Sargentos de Logística; 70 militares (sendo 30 alunos) do Centro de Instrução de Aviação do Exército; três capitães-alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; 46 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras; e 21 tenentes-alunos Médicos da Escola de Formação Complementar do Exército.

blank

Há, ainda, o emprego de 120 viaturas, 14 blindados e 3 aeronaves de asas rotativas; e o apoio de pessoal e material de 17 organizações militares do Exército Brasileiro.

Em suas palavras à tropa, o Comandante da ESA, General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, destacou que “a Manobra Escolar é uma oportunidade ímpar de as Escolas de Formação do Exército operarem de maneira integrada, com todas as funções de combate, em uma operação que vai ao encontro de nossa principal missão constitucional, que é a de nos prepararmos para a defesa da Pátria”.

A Manobra Escolar é o maior exercício integrador da Diretoria de Educação Técnica Militar e marca a conclusão da formação dos futuros Sargentos do Exército Brasileiro.

Fonte Exército Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *