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“Embraer Entrega Quinto E-99M: Avanços Cruciais na Defesa Aérea Brasileira”

A Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) a quinta aeronave EMB 145 AEW&C, agora designada como E-99M na FAB, após uma modernização significativa. Esta aeronave foi primordialmente atualizada para desempenhar funções de alerta e controle aéreo antecipado (AEW&C), sendo capacitada para missões críticas de inteligência, vigilância e reconhecimento aéreo.

“Essa entrega representa um marco crucial para o projeto E-99M. É a primeira aeronave a ser entregue com configuração FOC (Full Operational Capability), com sistemas completamente certificados para uso pela Força Aérea Brasileira, fortalecendo assim a proteção do país e sua soberania nacional,” afirmou Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. Ele enfatizou ainda: “As quatro aeronaves previamente entregues passarão por modernizações para cumprir integralmente todas as suas missões designadas.”

Esta modernização, baseada na plataforma do bem-sucedido jato regional ERJ 145, elevou o E-99 da FAB a um nível capaz de detectar, rastrear e identificar alvos dentro de sua área de cobertura, transmitindo as informações via Data Link. A aeronave desempenha missões cruciais de vigilância do espaço aéreo, controle e gerenciamento de interceptação, inteligência eletrônica e monitoramento de fronteiras.

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O E-99M agora apresenta sistemas aprimorados de Radar Erieye e Comando e Controle (C2). Além disso, inclui novos sistemas de Guerra Eletrônica (Não Comunicação – NCOM), um Transponder IFF atualizado, sete rádios V/UHF definidos por software, um sistema de gravação de áudio aprimorado com tecnologia VoIP e um Gravador de Dados de Missão atualizado. A função Data Link foi adaptada para uma nova arquitetura. O interior da aeronave também foi modernizado, visando aprimorar o conforto da tripulação e ampliar a capacidade operacional, com cinco consoles redesenhados e otimizados para um uso mais eficiente dos sistemas atualizados.

O projeto E-99M é uma colaboração liderada pelo Comitê Coordenador do Programa de Aeronaves de Combate (COPAC), envolvendo a Embraer e fornecedores internacionais como SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz. A Atech, subsidiária da Embraer, desempenha um papel crucial no projeto, desenvolvendo parte do sistema de comando e controle, além de seis estações de planejamento e análise de missões. Essas estações oferecerão oportunidades valiosas para treinamento e desenvolvimento das tripulações.

 

com informações da Embraer

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