terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

EMAER promove Workshop sobre o Projeto Link-BR2

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) promoveu um Workshop sobre o Projeto Link-BR2. O evento ocorreu no dia 06/06, no auditório do Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR), e contou com a presença de representantes do Ministério da Defesa (MD), da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB), da Força Aérea Brasileira (FAB) e das empresas AEL Sistemas, ATECH, Embraer e Kryptus. O Vice-Chefe do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, foi responsável por recebê-los.

Além disso, estiveram presentes no evento o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; o Presidente da COPAC, Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues; o Chefe do Centro de Planejamento, Orçamento e Gestão Institucionais do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Contra-Almirante Alexandre Veras Vasconcelos; Oficiais-Generais da FAB; o CEO da AEL Sistemas, Gal Lazar; dentre outras autoridades.

blank

Durante o evento, a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), responsável pelo gerenciamento executivo, apresentou um breve histórico do Projeto e sua situação atual. A AEL Sistemas, encarregada do desenvolvimento e implantação da ferramenta, detalhou as operações nos segmentos aéreo e terrestre, questões de interoperabilidade e possíveis aplicações nas Forças Naval e Terrestre. A Embraer, por sua vez, abordou sua perspectiva sobre a integração das plataformas de emprego. O evento foi concluído com uma sessão de debates, proporcionando uma ampla interação entre a audiência e os palestrantes.

blank

O Diretor de Comunicações da AEL Sistemas, Leonardo Martins Vegini, comentou sobre o evento. “A participação da indústria num ambiente de ricas discussões e de amadurecimento de conceito, como foi o Workshop, colabora para uma melhor compreensão das futuras demandas por parte das Forças, estimulando a preparação tecnológica por parte da empresa”.

Segundo o Diretor de Negócios da Embraer para a FAB, Rafael Gustavo Fassina Marques, a empresa reafirma seu papel como integradora de projetos complexos. “Estamos prontos para avançar nas discussões e buscar soluções de interesse das Forças Armadas brasileiras, como nas plataformas KC-390, A-29 e E-99”, esclarece.

blank

Ao término do Workshop, o Chefe da Sétima Subchefia do EMAER, o Brigadeiro do Ar Leonardo Chaves Rodrigues, agradeceu aos palestrantes em nome da organização do evento. “É fundamental impulsionar a capacidade de comando e controle para alcançar o estado da arte, especialmente por meio da interoperabilidade entre as Forças”.

O Projeto Link-BR2 é um projeto de âmbito nacional que engloba o desenvolvimento, a integração, a validação e o fornecimento de um sistema tático de transmissão de dados, com base no conceito operacional do Sistema de Comunicações por Enlaces Digitais da Aeronáutica (SISCENDA).

 

Fonte Força Aérea Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *