segunda-feira, maio 27Notícias que importam
Shadow

DOCUMENTÁRIO CONTA OS 50 ANOS DE HISTÓRIA DO GRUPO DE ARTILHARIA VISCONDE DE GUARAPUAVA

O 26º Grupo de Artilharia de Campanha comemorou 50 anos de criação em setembro e realizou um documentário para retratar sua curiosa história, marcada por uma série de transferências de cidades e pela diversidade cultural.

O documentário, produzido por uma produtora local, é fruto de uma pesquisa histórica e mostra os personagens reais da criação do 26º GAC. A unidade foi fundada em 1926, em Itaqui-RS, motivada pelas revoluções da época, como a Coluna Prestes. No mesmo ano, a unidade foi reposicionada para a cidade de Santo Ângelo, onde ficou até 1944. Depois, o Grupo foi transferido para São Borja, na região de fronteira com Argentina. A mudança definitiva do Grupo foi em 1973, quando finalmente se estabeleceu em Guarapuava, no Paraná.

blank

A narrativa intercala depoimentos de gaúchos que vieram de São Borja, dos guarapuavanos de cavalaria que receberam os artilheiros, além de militares responsáveis pelas transformações da unidade ao longo do tempo. O filme traz ainda fotografias das várias épocas do 26º GAC e trechos encenados para retratar o impacto que a chegada dos militares gaúchos provocou na comunidade local.

blank

Contando a história recente da unidade, o documentário mostra a criação do Projeto Pelotão Esperança, voltado a complementar a educação de crianças carentes da cidade, que já atendeu mais de 2.000 crianças. Chegando até os dias atuais, o filme registra a modernização do 26º GAC com a chegada do obuseiro L118 Light Gun, da viatura Guarani e do SARP.

Fonte Exército Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *