
Na próxima sexta-feira (21), a BAE Systems, concluirá a demonstração do CV90, viatura blindada de combate que figura entre as opções no mercado para o Exército Brasileiro, que em breve irá definir seu programa estratégico VBC Fuz.
O CV90 vem sendo avaliado nas instalações do Centro de Avaliações do Exército (CAEx) desde o último dia 10 de julho, e vem surpreendendo com o desempenho e capacidades apresentadas.
Desenvolvido e fabricado pela Hägglunds, uma unidade da BAE Systems na Suécia, a família de veículos CV90 oferece mobilidade tática e estratégica de alto nível, entregando capacidades de defesa antiaérea, antitanque, alto nível de sobrevivência e proteção em qualquer terreno ou ambiente tático. O CV90 é o principal veículo blindado de combate de infantaria (VBCI) no mundo e está em constante evolução para manter sua posição de liderança graças às contribuições das forças armadas que utilizam e confiam no seu desempenho.
Além de despertar os olhares do Exército Brasileiro, o CV90 também se enquadra no hall de possíveis soluções para dotar o Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais, conforme o leitor poderá conferir em breve na análise feita por nosso editor, Angelo Nicolaci, e que será publicado em breve.
Atualmente, o CV90 tem registrado importantes marcas, contabilizando mais de 1.300 unidades do CV90 em serviço em oito países. Recentemente, a Eslováquia (152 veículos) e a República Tcheca (246 veículos) fizeram pedidos adicionais de novas 398 unidades, segundo a BAE Systems divulgou.
Marco Caffé, diretor geral da BAE Systems no Brasil, afirma: “Foi ótimo demonstrar a capacidade comprovada do CV90 para o Exército Brasileiro. Somos gratos pela oportunidade de apresentar a tecnologia e a versatilidade do nosso veículo para ajudar o Exército a reunir informações sobre equipamentos que estão sendo usados por outros países ao redor do mundo como parte de suas avaliações regulares das tecnologias disponíveis”, e prosseguiu, “Proteção, parceria e prosperidade são os pilares do relacionamento da BAE Systems com o Brasil há mais de 100 anos. Nossa empresa forneceu ao Exército os veículos de combate M113, à Marinha os navios da classe Amazonas e à Força Aérea várias aeronaves. Além disso, estabelecemos parcerias com empresas brasileiras líderes, como a Embraer e a EMGEPRON, para fornecer produtos às forças brasileiras, assim como para exportação para outros países. Dessa forma, esperamos continuar trabalhando juntos para apoiar a segurança nacional e a prosperidade econômica do Brasil”, afirmou Caffé.
A plataforma CV90 foi projetada para fornecer mobilidade e agilidade, incorporando um conceito em seu projeto que facilita sua implantação onde seja necessária sua atuação, capaz de ser transportado por terra e ar, o que o torna uma viatura blindada de combate com gênese expedicionária.
Dentre seus pontos fortes, esta a sua flexibilidade, possibilitando uma plataforma capaz de empregar variadas soluções e sistemas de armas, provendo o poder de resposta adequado a cenário de emprego do mesmo, que aliado a capacidade de proteção do veículo, confere um nível de sobrevivência ímpar ao CV90, que pode incorporar um vasto leque de kits de blindagem e sistemas defensivos que entregam maior proteção a sua tripulação.
A capacidade C4I do CV90 fornece à tripulação maior consciência situacional e superior capacidade de tomada de decisão, permitindo que fiquem um passo à frente do inimigo. Suas avançadas interfaces homem-máquina e ergonomia tornam a operação do veículo o mais fácil e eficiente possível.
Brasil Defesa
Com informações da BAE Systems