segunda-feira, maio 27Notícias que importam
Shadow

Com apoio logístico da Defesa, Censo Demográfico irá coletar dados dos Yanomamis

Em ação integrada do Governo Federal, o Ministério da Defesa anunciou que prestará apoio logístico ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o transporte aéreo de profissionais do Censo, que irão coletar informações demográficas dos indígenas em território Yanomami.

A ação foi articulada em reunião realizada, na tarde desta terça-feira (14), entre o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. A iniciativa tem início previsto para o dia 6 de março.

O Ministro José Múcio lembrou que as Forças Armadas têm empregado diversos meios de sua capacidade logística para o atendimento emergencial em face da crise enfrentada pelos yanomamis.

“Nós iremos fazer o planejamento para ver a melhor forma de atender essa importante demanda, empregando os meios logísticos de transporte das Forças Armadas”, disse José Múcio. Segundo o Ministro, uma nova reunião será agendada com o Presidente do IBGE, para acertar os detalhes da ação, que é coordenada pela Casa Civil da Presidência da República e tem a participação dos Ministérios da Saúde e dos Povos Indígenas.

A Ministra do Planejamento e Orçamento destacou a importância da ação conjunta do Governo Federal. “O Censo Demográfico é um dos mais importantes instrumentos que temos no Brasil para saber quem somos, quantos somos e como nós, brasileiros, vivemos. Então é o banco de dados não só dos ministérios, dados do Brasil, dos jovens, da Academia, do serviço privado, dos investidores”, citou Tebet.

Segundo a Ministra, o Censo Demográfico 2022 sofreu atrasos em razão da falta de previsão de recursos do governo anterior.

Fonte Ministério da Defes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *