sábado, fevereiro 3Notícias que importam
Shadow

“Cerimônia de Substituição do Pavilhão Nacional Marca Início das Comemorações do Dia do Marinheiro em Brasília”

No início das celebrações do Dia do Marinheiro, marcado para 13 de dezembro, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 7º Distrito Naval, realizará no próximo domingo (3) a Cerimônia de Substituição do Pavilhão Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Destaque do evento, o lançamento do vídeo da campanha deste ano evidenciará a diversidade de marinheiros, homens e mulheres, atuando de “leste a oeste, norte a sul” em prol da sociedade brasileira.

Intitulada “Ah, se você fosse Marinheiro!” e ambientada ao som da música “Maresia”, de Adriana Calcanhoto, a campanha comemorativa destacará a nobreza do espírito marinheiro, manifestada em todo o país pela disposição sincera em superar dificuldades e cumprir o dever. A iniciativa reafirma o compromisso da Marinha em zelar pelo povo brasileiro e pelo país.

A cerimônia, presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, contará com a presença de autoridades, militares e civis. O evento incluirá desfile da tropa e apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais. O hasteamento da nova bandeira, ao som do Hino Nacional, será acompanhado por sete vivas em toque de apito marinheiro, símbolo da tradição naval. Durante o içamento, uma bateria de salvas efetuará 21 tiros de canhão. O Hino à Bandeira será entoado por cantores líricos da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais e pelo público presente.

A Marinha convida os jornalistas interessados a comparecerem ao lançamento do vídeo institucional e à solenidade de troca da bandeira, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, a partir das 9h do próximo domingo.

O Dia do Marinheiro, escolhido em 1925 em homenagem ao Almirante Joaquim Marques de Lisboa, Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha, é uma data significativa. Tamandaré, exemplo de bravura, dedicou sua vida à Força Naval, participou de quatro guerras e contribuiu para a preservação do território brasileiro. A cerimônia mensal de Substituição da Bandeira Nacional, conhecida como “Bandeirão”, destaca-se pela magnitude da maior bandeira hasteados no mundo, com 286 m² e 90 quilos, no topo de um mastro de 100 metros de altura na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A tradição envolve o revezamento entre diversas instituições, incluindo Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Polícia Militar do Distrito Federal e Governo do Distrito Federal.

Fonte: GBN Defense – A informação começa aqui

com informações da Agência Marinha de Notícias

1 Comment

  • blank Fabiana

    Sempre assisto a cerimônia de troca da bandeira nacional e levo meus filhos. Acho lindo e importante passar para as crianças o amor a pátria. Vejo a dedicação e comprometimento dos militares envolvidos, ensaiam dias no sol e na chuva para entregarem uma apresentação espetacular. Parabéns a Marinha do Brasil pelo trabalho, sempre muito bem feito. 👏🏻👏🏻👏🏻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *