segunda-feira, maio 27Notícias que importam
Shadow

BRIGADA DE INFANTARIA PÁRA-QUEDISTA ADESTRA O SISTEMA DE APOIO DE FOGO NA OPERAÇÃO CONDOR II FOGOS 2023

O 8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista (8º GAC Pqdt) conduziu, no período de 3 a 12 de julho, a Operação Condor II Fogos, exercício de adestramento dos sistemas de apoio de fogo da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt). As atividades foram conduzidas nas instalações do 8º Grupo, no Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF) da AMAN, em Resende, e no Campo de Instrução de Gericinó (CIG). A operação teve por finalidade adestrar os meios de apoio de fogo e os quadros especializados das organizações militares da Bda Inf Pqdt no planejamento, na preparação e na execução do apoio de fogo durante a conquista e manutenção de cabeça de ponte aérea e capacitar os militares das armas-base na condução de tiro de artilharia por observador de qualquer arma.

blank

Foi composta de duas fases, sendo uma teórica, de 3 a 7 de julho, que incluiu: revisão doutrinária, com o Estágio de Condução do Tiro de Artilharia por Observador de Qualquer Arma no SIMAF; instruções de planejamento e coordenação de fogos, em todos os níveis até brigada; de apoio de fogo naval, com oficiais da Marinha do Brasil; e de atuadores não cinéticos, com um oficial da 20ª Companhia de Comunicações Pára-quedista (Cia Com Pqdt).

blank

A 2ª fase, prática, foi conduzida no CIG, nos dias 10, 11 e 12 de julho, e constituída de reconhecimento, escolha e ocupação de posição de tiro por parte da 1ª Bateria de Obuses Pára-quedista, dos pelotões de morteiro do 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista (25º BI Pqdt), do 26º BI Pqdt e do 27º BI Pqdt, e da Seção de Morteiro do 1º Esquadrão de Cavalaria Pára-quedista. O contexto tático incluiu: apoio de fogo na conquista e manutenção da cabeça de ponte aérea, desdobramento da área do Posto de Comando pela Bateria de Comando do 8º GAC Pqdt, defesa antiaérea conduzida pela 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista (21ª Bia AAAe Pqdt) e integração dos trabalhos de observação com o uso de SARP pela Companhia de Precursores Pára-quedista.

blank

O Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa, o Chefe do Estado-Maior, Coronel Pasinato, e os demais comandantes das organizações militares pára-quedistas prestigiaram as atividades, fortalecendo a integração fogo e manobra do âmbito do 8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista, Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro.

 

Fonte Exército Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *