terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

BRIGADA DE CAVALARIA AJUDA NO COMBATE A ESTIAGEM NO PAMPA GAÚCHO

A 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec), sediada em Bagé-RS, vem apoiando com suprimento de água potável, desde dezembro de 2022, os municípios de Candiota, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Bagé. A estiagem no Rio Grande do Sul é sistêmica, ocorrendo sempre no verão e historicamente os municípios aludidos valem-se do apoio do Exército para a distribuição de água potável, por intermédio da cessão de pessoal e de carros pipa do 3° Batalhão Logístico.

Em anos anteriores, chegou-se a distribuir 6,8 milhões de litros de água. Neste ano, apenas entre 23 e 30 de março, foram distribuídos 86 mil litros de água e foram percorridos 220 quilômetros. Foram beneficiados escolas e bairros mais afastados de Bagé, que sofreram com o racionamento imposto de 15 horas sem água. A situação dessas localidades se deve a encontrarem-se no final da linha de abastecimento, demandando mais tempo para o recebimento da água após a reabertura da irrigação do sistema.

Na ocasião, a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, solidária à população do pampa gaúcho, emprega seus meios em favor de mais de 200 mil habitantes, complementando o trabalho do Departamento de Águas e Esgoto de Bagé e dos municípios já citados. Tal ação se dá por meio da solicitação da Defesa Civil dos municípios.

O problema do desabastecimento é tão grande que o Exército Brasileiro foi chamado para coordenar e executar as obras de ampliação da Barragem da Arvorezinha, em Bagé, e tem atuado nessa obra desde 2022. A previsão é que a obra seja concluída em 4 anos.

 

Fonte Exército Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *