
No último sábado, 9 de setembro, foi um dia especial para o Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (BtlOpEspFuzNav), o famoso Batalhão Tonelero. A data marca os 52 anos repleto de conquistas, dedicação e superação, uma história de bravura, lealdade e honra.
Ao longo desses cinquenta e dois anos de história, muitos guerreiros foram forjados, submetidos a um processo de formação, onde apenas os melhores guerreiros conquistam a honra de ostentar o brevê de Comandos Anfíbios, guerreiros estes que escreveram as gloriosas páginas da história do Batalhão Tonelero.
O Batalhão Tonelero é a sintese do espírito de corpo e competência que caracterizam os combatentes anfíbios. Este espírito é o que impulsiona cada membro a trabalhar com um nível de profissionalismo e determinação que é nada menos que inspirador. É um chamado para manter e elevar o nível de treinamento, garantindo a segurança do pessoal e do material, uma missão que é levada muito a sério.
Mas o que realmente destaca o Batalhão Tonelero é a sua incessante busca pelo aperfeiçoamento técnico-profissional de seus militares. É uma jornada de aprendizado constante, onde cada dia apresenta uma nova oportunidade para crescer e se aprimorar, contribuindo assim para a formação de uma força anfíbia coesa e para o cumprimento da missão institucional da Força de Fuzileiros da Esquadra.
O Batalhão Tonelero desperta o orgulho, e sua história e mística, motiva milhares de brasileiros a entrar para as fileiras do Corpo de Fuzileiros Navais, e alimenta o sonho de muitos jovens em se tornar parte desta família, parte da elite dos combatentes anfíbios da Marinha do Brasil.
Nós do BrasilDefesa, parabenizamos todos nossos Guerreiros Anfíbios de ontem e de hoje, por toda dedicação e profissionalismo que entregam a nossa pátria, um Bravo-Zulu Audazes Unidos Intrépidos Comandos Anfíbios!
Por Angelo Nicolaci
Com Marinha do Brasil