terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

Atech e BAeNSPA celebram a modernização do Sistema de Controle de Tráfego Aéreo com a implantação do sistema SAGITARIO

A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) oficializou hoje (14), a implantação do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional – SAGITARIO, em cerimônia que contou com a presença de autoridades, oficiais e civis, consolidando um avanço significativo na gestão do tráfego aéreo na região.

A BAeNSPA executa serviços de tráfego aéreo e provê o apoio de infraestrutura aeroportuária e de segurança de voo para o controle de helicópteros na base e na região. É a única Base Aérea da Marinha do Brasil e, como componente da Força Aeronaval, contribui para a operação dos meios aéreos destinados ao emprego nas tarefas do Poder Naval.

blank

A modernização do sistema de controle de tráfego aéreo da BAeNSPA é um marco importante no aprimoramento de suas operações. O sistema SAGITARIO, desenvolvido pela Atech em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), substituirá o sistema X4000, também fornecido pela empresa no passado, trazendo um avanço significativo em eficiência e tecnologia. Vale ressaltar que o SAGITARIO já é utilizado pela Força Aérea Brasileira, para o gerenciamento do tráfego aéreo do Espaço Aéreo Brasileiro, destacando sua confiabilidade e eficácia.

“O SAGITARIO permite um controle preciso do tráfego aéreo, garantindo a segurança das operações em todas as condições. Importante citar que a sua eficiência operacional é comprovada por meio de uma interface intuitiva e recursos avançados de automação. A integração é avançada, pois o SAGITARIO tem harmonia perfeita com outros sistemas de controle de tráfego aéreo, melhorando a coordenação e a comunicação entre os diversos órgãos envolvidos”, destaca Marcos Resende, Diretor de Negócios – ATM, da Atech.

O Diretor-Presidente da Atech, Rodrigo Persico, ressalta a parceria de longos anos com a Marinha do Brasil em diversos projetos estratégicos para o país, destacando a importância do projeto de modernização com a BAeNSPA. “A implantação do SAGITARIO na base de São Pedro da Aldeia reforça o compromisso da Atech com a Marinha, de contribuir com excelência para sua missão de prover o controle do tráfego aéreo da região, por meio de uma plataforma avançada que oferece recursos de última geração para a atividade.”

blank

A Atech é uma empresa do Grupo Embraer, certificada como Empresa Estratégica de Defesa (EED) pelo Ministério da Defesa do Brasil e reconhecida como uma Casa de Sistemas Brasileira, a Atech sempre se pautou pela inovação com o objetivo de ajudar a transformar o País. Com uma expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio à tomada de decisão, a empresa trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de sistemas de comando e controle, instrumentação e controle, embarcados e simuladores, defesa cibernética, tráfego aéreo, conexões inteligentes e gestão de ativos.

A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia

Criada em 1966 e localizada na cidade de São Pedro da Aldeia, Estado do Rio de Janeiro, a BAeNSPA é a única Base Aérea Naval da Marinha do Brasil. Sua missão é executar os serviços de tráfego aéreo, prover apoio de infraestrutura aeroportuária e de segurança de voo e prover apoio às OM do Complexo Aeronaval, na área de logística e às atividades aéreas, a fim de contribuir para a prontificação e a operação dos meios aéreos destinados ao emprego nas tarefas do Poder Naval.

 

Fonte Rossi Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *