terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

Aplicativo de Segurança da Navegação é lançado em parceria pela Marinha e o Ministério do Turismo

Nesta quarta-feira (13), a Marinha do Brasil (MB), por meio da Diretoria de Portos e Costas, em parceria com o Ministério do Turismo, lança o aplicativo NAVSEG, que visa reforçar a segurança da navegação em todo território nacional. O evento ocorrerá de forma simultânea nas seguintes cidades: Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, Natal-RN, Belém-PA, Rio Grande-RS, Ladário-MS, Brasília-DF, São Paulo-SP e Manaus-AM.

O NAVSEG é um aplicativo gratuito que trará mais praticidade e segurança a condutores e passageiros de embarcações que navegam nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. A iniciativa chega para otimizar as ações da MB no incremento da segurança da navegação, especialmente das embarcações de esporte e recreio, no entanto, também pode ser utilizada por condutores de embarcações de pequeno e médio portes, como as de pesca, de turismo náutico e de transporte comercial de passageiros ou de carga. Para isso, basta baixar o APP, cadastrar os dados do condutor e da embarcação, registrar o Plano de Viagem e compartilhá-lo quando for navegar.

O APP NAVSEG usa o sinal da rede de telefonia celular para acompanhar a posição em tempo real dos navios que utilizarem a plataforma, permitindo que todos os dados sejam monitorados pela Capitania dos Portos mais próxima durante todo o período de navegação. Graças à funcionalidade, em caso de necessidade de socorro ou salvamento, será possível identificar e localizar mais facilmente a embarcação em perigo e providenciar o envio do socorro.

O NAVSEG – disponível gratuitamente, nas plataformas Android e IOS – também substituirá o “Aviso de Saída”, documento que contém o Plano de Viagem da embarcação e era elaborado de forma presencial junto ao Iate Clube, Marina ou Capitania, conforme o caso, garantindo mais agilidade aos navegantes. É a Marinha do Brasil trabalhando para sua segurança, conectando o cidadão a uma navegação mais segura.

 

Fonte Marinha do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *